
O presidente da junta de freguesia de Mouriscas, no concelho de Abrantes, foi detido esta quarta feira pela Polícia Judiciária por suspeitas de ter comprado vários bens pessoais para si e para a família com dinheiro da junta.
Pedro Matos (PS), de 50 anos, está “fortemente indiciado pela prática do crime de peculato e peculato de uso”, segundo um comunicado da PJ.
A PJ realizou seis buscas, tendo sido apreendidos “diversos objetos e consistentes elementos de prova, sobre os factos objeto da investigação”, acrescenta-se.
O jornal Público refere que o autarca comprava eletrodomésticos com o dinheiro da junta e deu nas vistas ao adquirir três telemóveis por perto de quatro mil euros. No jornal Correio da Manhã escreve que “comprava eletrodomésticos, telemóveis e combustíveis com dinheiro da autarquia”. Além disso, “usava ainda os funcionários da junta para tratar dos seus jardins, dos seus familiares e amigos”.
Para a PJ, o arguido “terá utilizado abusivamente meios e funcionários da autarquia em seu proveito ou de terceiros, bem como também se apropriou de diversos bens, pertença da mesma autarquia”.
O primeiro interrogatório judicial a Pedro Matos começou no dia 14 e prosseguiu na manhã desta quinta feira, dia 15, perante o Juiz de Instrução Criminal do Tribunal de Santarém.
E a decisão judicial, segundo o mediotejo.net, determinou a suspensão de funções, proibição de ir a instalações da junta, contacto com eleitos e funcionários e acesso/movimento de contas bancárias da instituição.
Isto é uma noticia que não é noticia, e nem é preciso explicar porquê? ent não foi sempre assim, uns são mais manhosos são apanhados os outros mais discretos aprendem com os acima deles e passam pelos buracos da chuva.
também aconteceu em Tomar….