SociedadeDestaque

Prisão de Torres Novas excede mais do dobro da lotação

- Patrocínio -

O Estabelecimento Prisional de Torres Novas tinha, no final do ano passado, 81 presos, quando a sua lotação é de 38, segundo o relatório anual da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) relativo a 2022. Ou seja, o número de presos era mais do dobro da capacidade da prisão.

Das 49 cadeias nacionais, em mais de 20 existe o problema da sobrelotação.

No total, a 31 de dezembro existiam nas cadeias portuguesas 12.383 reclusos.

Verifica-se um aumento do número de presos por violação, um total de 208 homens, dos quais 172 portugueses e 36 estrangeiros. Segundo o referido relatório, há uma subida de 40% no número de reclusos por estes crimes desde 2019.

225 homens cumprem pena por crime de abuso sexual de menores dependentes.
Registou-se um decréscimo do número de evasões das prisões. Só 16 reclusos conseguiram fugir, quando em 2021 foram 22.

pris

Relatório aqui

 

EP de Torres Novas implementa hortas verticais

Projeto de quinta hortícola vertical prevê formação certificada para reclusos e uma produção de 1800 plantas por mês.

O Estabelecimento Prisional de Torres Novas implementou, nos dias 27 e 28 de abril, hortas verticais – técnica de cultivo que consiste essencialmente em manter as plantas suspensas no ar, geralmente apoiadas pelo colo das raízes.

Este projeto, em que foram montadas 40 torres de plantas com as sementes a germinar, resultou de um trabalho de equipa que envolveu reclusos, guardas prisionais e a Upfarming, uma organização sem fins lucrativos que fornece soluções agrícolas sustentáveis em ambientes urbanos, bem como em escolas e estabelecimentos prisionais.

Esta quinta vertical produzirá aproximadamente 1.800 plantas por mês, entre todo o tipo de folhas verdes e ervas, incluindo, por exemplo, alface, coentros, manjericão, acelgas e espinafres.

A instalação das hortas verticais no EP de Torres Novas prevê formação certificada em agricultura sustentável para os reclusos, ministrada pelo Centro Protocolar de Justiça (CPJ) e complementada por 3 módulos em agricultura vertical, permacultura e compostagem lecionados pela Upfarming, para além da formação para a manutenção das torres hortícolas agora instaladas.

TN hortas verticais.site

- Patrocínio -

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo