
É com um olhar de tristeza que algumas pessoas passam junto ao açude Real, no rio Nabão, em Tomar, na manhã desta quinta feira, dia 9, e verificam que os seis ovos que estavam no ninho dos cisnes foram levados pela enxurrada.
O casal de cisnes construiu o ninho em pleno açude e a fêmea estava a chocar os ovos há cerca de duas semanas. Para impedir a aproximação dos curiosos, a câmara até colocou umas grades criando um perímetro reservado, mas a tempestade da última noite fez com que o as águas do rio subissem, galgassem o açude, o ninho ficou parcialmente destruído e os ovos desapareceram.
O casal de cisnes não abandona o local, permanece nas proximidades, criando-se um cenário de tristeza e desolação.
Uma bióloga que era visita habitual do local e estava a acompanhar a nidificação, lamenta o sucedido. Defende que a câmara deveria criar um espaço reservado, por exemplo, uma ilha, para que os cisnes pudessem procriar em segurança, à semelhança do que acontece nas Caldas da Rainha.
Outro cidadão critica a câmara e a Proteção Civil por não terem colocado sacos de areia a proteger o ninho para evitar que a água o estragasse. Outra medida que a câmara poderia ter adotado era abrir as comportas, o que não foi feito.
Esta é a segunda tentativa de nidificação dos cisnes em Tomar, ambas sem sucesso.