
Dezenas de pares de sapatos de mulher estão pregados em árvores numa área florestal perto de Paialvo, no concelho de Tomar.
É um ritual de bruxaria algo bizarro, nunca visto na nossa região e que, a ver pela degradação dos sapatos, já se prolonga há vários anos.
Junto a uma bifurcação na estrada, encontramos pares de sapatos pregados sobretudo em pinheiros. Há vários só com um par, outros com dois pares e há um com seis pares incluindo de bota, tudo calçado de mulher. Alguns exemplares foram arrancados das árvores e estão no chão, já quase engolidos pelo mato.
Quanto ao significado e o objetivo deste ritual de feitiçaria, há quem opine tratar-se de uma “amarração amorosa”, ou seja, fazer com que a pessoa amada não abandone a relação ou a reate.
Seja como for, é um cenário insólito que parece tirado de um filme de terror.
Também pode ser arte da Joana Vasconcelos ou arte urbana, mas no pinhal.
😂😂😂
Há uns tempos atrás também havia qualquer coisa de bizarro ao longo da estrada para o Entroncamento, sobretudo na zona das lombas. Era uma profusão de sacos de plástico pendurados dos ramos. Uma bruxaria esquisita!
Um amigo meu dizia-me: “olha pr’aquilo! Aqui há brochedo”
E depois o Entroncamento é que é a terra dos fenómenos… por aqui os sapatos até crescem nas árvores!