![Tiago Carrão é o novo líder do PSD Tomar carrao 970830 718979224646630830 n](https://tomarnarede.cdnwizard.eu/wp-content/uploads/2022/11/carrao-970830_718979224646630830_n-780x470.jpg)
Sem adversários nas eleições para a Comissão Política de Secção do PSD Tomar, Tiago Carrão venceu as eleições realizadas neste sábado, dia 26, sucedendo no cargo a Lurdes Ferromau. A lista única obteve 139 votos, registando-se 21 votos brancos e 3 nulos.
Para a Mesa da Assembleia de Militantes do PSD de Tomar, em que Lurdes Ferromau era candidata a presidente, registaram-se 142 votos a favor, 18 brancos e 3 nulos.
Quanto a delegados de Tomar à Assembleia Distrital, havia duas listas, uma afeta à lista de Tiago Carrão, encabeçada por João Luís Alves, autarca de Casais e Alviobeira, e outra encabeçada por Francisco Madureira.
A primeira lista arrecadou 119 votos e elegeu 5 delegados e a outra teve 42 votos (1 delegado).
Empresário e engenheiro informático, o novo líder dos social democratas em Tomar, Tiago Carrão tem 35 anos e é o mais jovem de sempre nestas funções.
Iniciou-se na vida política na JSD, chegando a dirigir a estrutura concelhia e distrital. No PSD era vice-presidente durante a presidência de Lurdes Ferromau.
Foi candidato à Junta de Freguesia urbana mas perdeu para o candidato do PS, Augusto Barros. Integra a Assembleia de Freguesia de S. João Baptista e Sta. Maria dos Olivais e é vereador na câmara.
Numa mensagem publicada no Facebook, Tiago Carrão agradeceu a confiança dos militante. “Os resultados expressivos que alcançámos nas eleições para os órgãos da secção do PSD Tomar reforçam a nossa motivação e responsabilidade para cumprir esta importante missão que os militantes nos confiaram. A partir de hoje, somos a Comissão Política de Secção de todos os militantes, para construirmos juntos este PSD que ambicionamos, um partido forte, mobilizado e convicto. Agora, ao trabalho, pelo PSD e, acima de tudo, por Tomar!”, anunciou.
João Moura continua na liderança da distrital
No mesmo dia houve eleições para a Comissão Política Distrital do PSD de Santarém, com duas listas na corrida.
A estrutura distrital vai continuar a ser liderada, nos próximos dois anos, por João Moura, que foi reeleito com 75% dos votos (766), tendo 23,5% (240) dos militantes votado no seu opositor, Jorge Gaspar.
Com um total de 1.039 votantes, num universo de 1.456 militantes capacitados para votar no distrito de Santarém, a Lista A, liderada pelo deputado e presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, venceu também a eleição para a Mesa da Assembleia Distrital, com 763 votos contra 247, reelegendo a também deputada e presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais.
A Lista A saiu igualmente vitoriosa na eleição do conselho de jurisdição (742 contra 259 votos) e no de auditoria (751 contra 217), segundo os dados divulgados pela Mesa da Assembleia Distrital.
Em declarações à agência Lusa, João Moura disse querer, neste mandato, continuar a “tentar potenciar o que a região tem de melhor”, aproveitando a sua “enorme potencialidade” e contrariando a divergência que o distrito tem vindo a revelar em relação ao resto do país.
“A proximidade a Lisboa tem de deixar de ser uma ameaça e passar a ser uma oportunidade”, disse, salientando o lema da sua candidatura “Afirmar a região”. Por outro lado, afirmou querer prosseguir o trabalho político que permitiu a conquista de mais autarquias em 2021, iniciando a preparação para o ciclo político autárquico de 2025.