
A fisioterapeuta tomarense Marta Conde recebeu um cartão branco por prestar assistência a um jogador da equipa adversária que se lesionou no jogo de Juvenis entre o Sardoal e o CADE neste domingo, dia 6 de novembro.
Trata-se de um “cartão pedagógico que visa reconhecer, destacar e recompensar comportamentos eticamente relevantes, praticados por jogadores, treinadores, dirigentes, outros agentes desportivos, bem como por espectadores e adeptos”.
E foi o caso. Duarte Salgueiro, jogador do GDR “Os Lagartos” do Sardoal lesionou-se no jogo contra o CADE – Clube Amador de Desportos do Entroncamento, fraturando a clavícula.
De imediato, Marta, que é fisioterapeuta no CADE, prestou os primeiros socorros e apoiou o atleta, apesar deste pertencer à outra equipa.
Em sinal de reconhecimento, a equipa de arbitragem mostrou-lhe o cartão branco.
O pai do Duarte, Silvino Salgueiro, já publicou uma mensagem de agradecimento pelo gesto de Marta: “Enquanto pai do atleta que hoje fracturou a clavícula no jogo de Juvenis GDR Os Lagartos, quero manifestar o meu profundo agradecimento a toda a equipa técnica do Cade Entroncamento em especial à sua massagista, toda a atenção e carinho prestado desde o 1° minuto. Bem hajam. O futebol não é só “bola jogada”. Parabéns à equipa de arbitragem pelo cartão branco mostrado à massagista do Cade Entroncamento. Obrigado a todos pelas mensagens e telefonemas.”
Em resposta, Marta Conde também publicou uma mensagem: “É mesmo. Quem não sentir a dor do outro é porque não é gente. Já o fiz, e continuarei sempre a fazer. A minha missão é está, poder ajudar todos aqueles que estão ao meu redor. Agradeço desde já estas palavras, porque nem todos reconhecem. Muito obrigado de coração. E rápidas melhoras para o campeão”.