
Para quem é condutor de veículos pesados de mercadorias, estacionar em Tomar é uma dor de cabeça. Não há lugares para estacionar e a câmara limita-se a ir colocando sinais de proibição de estacionamento a pesados sem criar soluções. Aconteceu isso há poucos dias na rua da Fábrica da Sola, como relatou um camionista no Facebook.
Segundo o seu depoimento, há pelo menos 10 motoristas de pesados a viver na cidade que diariamente se debatem com este problema.
“Na zona habitacional junto à escola Santa Iria são mais de cinco os residentes motoristas que quando regressam de viagem se deparam com a falta de parque. O respeito pelos mesmos que regressam para junto da família por vezes não existe”, lamenta o familiar de um motorista.
Os camionistas defendem que deve ser construído um parque de pesados em Tomar, obedecendo as normas europeias: “Os motoristas desta cidade merecem um lugar onde possam aparcar em segurança e sem prejudicar os restantes moradores”.
O exemplo de Campo Maior:
Município prepara zona de Estacionamento de Viaturas Pesadas
Na Zona Industrial existe muito espaço.
Não sei quem você é nem me interessa, mas gostaria de ler o que você escreveria se o obrigassem a estacionar o carro a 8 kms de casa. Os motoristas querem, e com razão, poder estacionar os veículos relativamente perto do local onde vivem, até por questões de segurança.
Você pelos vistos arranjou uma solução de que ninguém se lembrou. Se fosse consigo…
Pimenta no cu dos outros…
Até lhe dou um pouco de razão, mas devido à características dessas viaturas, também não é fácil estacionarem à porta de casa. Agora poderia haver um espaço, com segurança, aonde estacionassem camiões, e ficariam todos ali estacionados.
Eu não escrevi a defender o estacionamento à porta de casa. De onde é que você deduziu isso? O que eu defendo é que se os referidos motoristas residem na área urbana da cidade, devia existir um parque para veículos de longo curso também dentro dessa área. Locais não faltam. É só reflectir um bocadinho…
Aonde????
Olhe, para começar, naquele espaço aberto em frente ao Continente, onde costuma estar um circo de vez em quando…
A ideia é mesmo essa. Já que nos querem proibir de meter os camiões onde sempre cada motorista mete.
Que francamente não atrapalham ninguém.
Por exemplo, na rua Fábrica da Sola, onde se deu início a está discussão, não havia marcas no chão delimitando espaços de ligeiros, nem o sinal específico de ser para os mesmos. Daí puseram o sinal e se passar lá, vai ver este lugar quase sempre vazio.
Bem observado, quem faz esse tipo de comentários são indivíduos sem noção da realidade, um veic pesado necessita de ter espaço adequado pelas suas dimensões, para o bem estar dos seus motoristas e pelo bem estar da população em geral
Nem motoristas de pesados nem de ligeiros. É uma dor fe cabeça arrumar a galinha dos ovos de ouro do estado e das autarquias. Agora só se apoiam bicicletas e trotinetas… Os motoristas de pesados têm razão.
Já agora, existe muito estacionamento em Tomar, agora as pessoas não podem levar a sua viatura até dentro do estabelecimento, andem a pé, façam como eu.
Nenhum camião fica à porta de casa. Ficam em ruas onde os motoristas sabem que não estorvam, ou não estorvam tanto.
Mas até aí está sendo proibido.
Se acha razoável, meta seu carro lá na zona industrial e venha à pé.
Boa tarde, como morador quero convidar os Tomarenses a visitarem os lancis do passeio e grelhas das águas pluviais da dita rua. Podem constatar o mau estado e a degradação causada pelo estacionamento dos veículos pesados em cima do passeio.
Acresce o facto de a rua ter cada vez mais moradores e os lugares cada vez mais escassos. A decisão peca apenas por tardia .
Em relação à ausência de parque de veículos pesados, aí concordo plenamente.
Onde há passeios partidos na cidade, não passam veículos pesados.
Desafio-lhe a mostrar isso.
O único que tem é o do terreno onde costuma ir o circo.
Passem pela choromela.. não está lá sempre um a ocupar a estrada frente ao café? Ou aí também já tem o sinal? E nesse mesmo local o estaleiro da TomarTronica?!
É a selva.. e macacos não faltam..
Ó dona Carla, mas na Choromela não é para se cumprir as regras de trânsito.
Ou, não sabe disso?
Á de tudo, quem há anos, faça a Travessa Infante Dom Fernando em sentido contrário, e, aí de quem lhe diga alguma coisa.
Está-lhe a lixar a vida.
Não, é o contrário!
Pois a criatura, faz a coisa bem, e depressa, é o mais rápido, possível.
Mas, não sei se lhe, dou razão!
É que há um reformado da GNR, que coloca a carrinha dele, a seguir á passadeira não deixado ver a p.rr. de um carro.
Se quiseres ver, tens que ir para o meio da estrada!
E depois, levas com o carro em cima!?
Mas como disse, na Choromela, não se cumpre o código da estrada.
Até um dia… porque tantas vezes,o cântaro vai á fonte,que um dia…
A polícia, já foi avisada… porque não há ninguém que não sabia disto lá na rua em questão.
Enfim é triste ver tanta asneira junta se fossem compeensivos e pensassem que transporta os bens que compram quando vao ao supermercado tinham mais respeitompor nós motoristas mas nao isso nada interessa pois ha umas aves que ainda arranjam manira de solicitar ao departamento de transito da Câmara para colocar proibições de estacionamento nestes locais a pesados entao estas pessoas e a restante população deviam de se unir em defesa de um parque seguro construído com fundos comunitarios onde se possa estacionar em segurança junto a cidade e nao na zona industrial a varios kms da cidade porque ja basta andar um mes fora e ter de levar com estas situacoes quase digo que é cokk se estejam a correr com os motoristas de TOMAR para fora como se fossemos lixo.
Aguardo uma indicação por parte Presidente da Câmara de Tomar do local onde possa estacionar e em seguranca e nao é uma exigência mas sim um direito como cidadão que paga impostos e nao são poucos.
Enfim é triste ver tanta asneira junta se fossem compeensivos e pensassem quem transporta os bens que compram quando vão ao supermercado tinham mais respeito por nós motoristas mas não isso nada interessa pois há umas aves que ainda arranjam maneira de solicitar ao departamento de trânsito da Câmara para colocar proibições de estacionamento nestes locais a pesados então estas pessoas e a restante população deviam de se unir em defesa de um parque seguro construído com fundos comunitários onde se possa estacionar em segurança junto a cidade e não na zona industrial a varios kms da cidade porque já basta andar um mês fora e ter de levar com estas situações quase digo que é como se estejam a correr com os motoristas de TOMAR para fora como se fossemos lixo.
Aguardo uma indicação por parte Presidente da Câmara de Tomar do local onde possa estacionar e em seguranca e nao é uma exigência mas sim um direito como cidadão que paga impostos e nao são poucos.
Mas se eu tenho uma atividade vai ser a câmara que me vai criar as condições para esa minha atividade? Se eu tenho um trator a câmara é que me vai arranjar o espaço para eu o guardar?? Acho que estes srs estão a ver muito mal a coisa.. e pensam que tem mais direitos que deveres a começar pelo civismo na estrada..
Ó dona Carla, a câmara não arranjou lugares para você estacionar o seu popó? Você não é capaz de compreender que os camiões TIR são veículos especiais e como tal devem ser tratados. Não podem estacionar à porta de cada um, não podem manobrar em qualquer rua dadas as suas dimensões, e têm muito poucas alternativas de estacionamento ao contrário dos carros ligeiros. Até uma camioneta de carga de 5 ou 6 tons está muito condicionada.
O arranjo da Várzea Grande não contemplou vários lugares para estacionamento de autocarros? Pela sua lógica, eles que se lixassem…
Ora vamos lá pensar as coisas com calma!
Ah, que fixe… então as pessoas que não têm garagem em casa ou nos prédios, devem construir.
E é relação do civismo… a senhora deve ter mais expertise do que eles que fazem milhões de kms ao longo da carreira.
É uma oportunidade para alguém criar um parque TIR, pago. Exista investimento privado e tudo é possível.
Se for um parque de estacionamento que também permita autocarros turísticos com acesso à zona turística da cidade a pé, é capaz de dar ainda mais dinheiro.
Um empresário com visão faz alguma espécie de estação de apoio a esse tipo de veículos, e ainda tem algo tipo come & bebes que também esteja acessível a outras pessoas para compensar. Se vierem autocarros turísticos e dependendo do local pode tentar vender recordações da área.
Para muita gente os camiões são desnecessários…. As mercadorias nascem nas prateleiras dos supermercados, os combustíveis nascem de debaixo das bombas.
Parem os camiões e passam fome, deixam de andar de carro, de ter muitas encomendas vim de lojas estrangeiras.
…a água nasce nas paredes, os ovos nas couvettes, e os frangos vêm de França como os bebés…em sacos de plástico!
Alguma coisa se aproveita de quem aqui comenta mas há pessoas más que só pensam nelas e em Tomar é demais.
Haja respeito e vergonha de certas pessoas que vem aqui faltar ao respeito aos motoristas de pesados como se fossem mais que os outros agora ter uma cidade onde não se pode parar um camião e sendo já cerca de 200 motoristas apesar de so cerca de 12 trazerem o camião para a cidade é só triste não haver lugar em condições para poder estacionar o camião sem sermos perseguidos com placas de proibição e pinos ate já junto ao hospital afinal parecemos cães a sermos escorraçados a pedrada só falta isso.
Em vez de do ser humano evoluir não o melhor e fazer quanto mais mal ao próximo melhor.
Será que é so avenidas novas e praças e não haverá dignidade para quem trabalha e paga impostos?‽?
E já agora não sou patrão sou trabalhador pago os meus impostos e tenho o direito a ser respeitado e ter onde estacionar quando me dirijo a minha cidade para vir fazer o descanso.
Há pessoas que não têm noção do que dizem, digo.
O problema é que muita gente no final do dia, estaciona o popó, e vai para casa.
Um motorista de camião, têm uma infinidade de coisas para descarregar, porque não volta todos os dias para casa.
Mas está tudo esquecido da greve dos camionistas á cerca de 15/16 anos atrás.
Se fizerem outra talvez as pessoas lhe dêem valor.
Eu não moro em Tomar, mas o meu marido vai lá quinzenalmente ver a mãe e na rua onde ela mora, estacionar é um problema, temos de parar o carro na estrada, para ela sair, devido á fraca mobilidade da mesma, porque em frente ao prédio dela estão lá carros parados á séculos.
Tomar parou no tempo pelo que tenho visto.
Enfim, não é com a festa de 4 em 4 anos que se safam.
Eu sou motorista e sou de tomar. Já ha muito tempo que os camioes parecem estorvar muitas pessoas. Uma solução viavel, lucrativa e acima de tudo segura, seria a câmara construir um parque “fechado” com segurança, por exemplo perto do Continente, em que, eu e muitos colegas de profissão, preferiamos deixar o camião mesmo pagando 10€ por cada dia, pois fazia o meu descanso tranquilo sabendo que ninguém mexia no camião e que não estava a incomodar ninguém. Mas o que importa é o Turismo, o resto é resto.
DESALENTO, IMPOTÊNCIA E TRISTEZA
É com um certo desalento, impotência e tristeza que nos damos conta destes problemas em Tomar.
Constatar que as pessoas simples que têm de trabalhar e têm também o azar de viver em Tomar, são ostracizadas e corridas para longe como se tivessem peçonha.
Mas isto é sinal dos tempos. As autarquias assumem-se cada vez mais como entidades promotoras de eventos – músicas pimbas e estátuas parvas – ou de obras faraónicas que primam pelo exageradíssimo custo e utilidade diminuída (Várzea Grande e Torres pinheiros) esquecendo (será que alguma vez souberam?) aquela que deveria ser a sua primordial e única função: providenciar para que seja possível, fácil e agradável viver em Tomar.
O resultado vai estando à vista:
Espatifa-se dinheiro contratando empresas de longe para fazer uma encenação de “festa templária” como se aquilo alguma vez tivesse hipóteses de ter sido alguma tradição; dá-se dinheiro a colectividades e aldeias que não precisam dele descurando aquelas que definham cultural e demograficamente; recebe-se dinheiro do estado central e da união europeia para “integrar ciganos”, fazem-se bairros calés e é a esses guetos que se considera integração e mandam-se os motoristas de pesados para a zona industrial (perdão: parque industrial), cobra-se estacionamento e aumenta-se a água.
Tempos duros, tempos escuros estes. Em que o chamado “povo” de Tomar vota e aplaude estes políticos das “novas oportunidades” que o distraem com palhaçadas parvas e caras enquanto os tentam convencer que o mal-estar deles, o desconforto que gramam por estar em Tomar, é por não estão ao nível de estar em Tomar.