DestaqueSociedade

Aconteceu há 38 anos em Tomar: três pessoas morreram num poço

- Patrocínio -

O recente caso da morte de três homens numa fossa na Chamusca, trouxe à memória outra tragédia semelhante ocorrida em 1982 no bairro 1º de Maio em Tomar.

Conforme lembra Ccr Carvalhal‎ na página Gabinete de Curiosidades de Tomar, três homens morreram intoxicados num poço e oito bombeiros ficaram feridos, isto num ano em que, por coincidência, era inaugurada a estátua em homenagem aos bombeiros.

Nesse trágico final de tarde, os bombeiros de Tomar foram chamados para salvar um indivíduo que caíra a um poço existente no bairro 1º de Maio.

A primeira vítima foi o 1º Sargento reformado Rodrigo Alferes Gomes. Ao entrar pela pequena abertura do poço existente no seu quintal para pôr a trabalhar o motor de rega, tombou imediatamente devido aos gases tóxicos que se formaram. José Lebre, que ali passava, ao tentar socorrer a vítima, caiu também mortalmente.

Quando chegou a viatura dos bombeiros, Victor Manuel Neves de Sousa foi o primeiro a tentar descer ao poço mas sentiu-se mal e caiu à água.

Os restantes bombeiros, presos a cordas e utilizando máscaras tentaram salvar o companheiro e as restantes vítimas sem resultado, tendo oito elementos recebido tratamento no hospital por pequenas intoxicações.

Só mais tarde os três corpos, já sem vida, foram retirados do poço, depois de ser bombada a água durante várias horas.

“O toque da sirene e o movimento das ambulâncias alertou a população, fazendo acorrer ao local do sinistro e à porta do Hospital magotes de gente”, lê-se na notícia publicada na altura pelo jornal Cidade de Tomar.

1982 intoxic bombeiros 6825153 2328048930731851776 n

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo