O embaixador de Israel, Oren Rosenblat, visitou esta semana a sinagoga de Tomar localizada na antiga judiaria do centro histórico da cidade.
Num vídeo publicado na página “Israel em Portugal”, o embaixador surge a entrar no monumento e a explicar, em português, de que se trata da “única sinagoga que sobreviveu durante 600 anos”.
“Estou muito emocionado por estar aqui e orar num lugar santo onde os nossos ancestrais oraram há 600 anos”, afirmou emocionado.
Terminou o curto vídeo com a saudação “Shabat Shalom”, expressão hebraica que significa literalmente “Sábado de Paz”. É usada entre os judeus para desejar um bom descanso e paz durante o Shabat — o dia sagrado de descanso semanal que começa ao pôr do sol de sexta-feira e termina ao pôr do sol de sábado.

