Padre morre de cancro aos 57 anos
Natural de Torres Novas, morava na Praia do Ribatejo

O padre Pedro Miguel Castro Marques, de 57 anos, natural de Torres Novas mas a residir em Praia do Ribatejo, morreu neste sábado, dia 1 de novembro, devido a um tumor cerebral.
Ao longo da sua vida teve vários problemas de saúde e ultimamente estava internado na Unidade de Cuidados Paliativos das Irmãs Hospitaleiras na Idanha, Sintra.
Segundo a diocese de Santarém, “o Padre Pedro Marques era dotado uma boa capacidade de escrita que procura ser compreensível para todos, com as ideias bem organizadas. Era inteligente e com bom relacionamento, especialmente com os colaboradores. Para melhor cuidar da sua vida espiritual, nas casas paroquiais em que habitou, tinha sempre um lugar reservado para a oração”.
Nasceu a 22 de setembro de 1968 na freguesia de São Pedro, Torres Novas, filho de Francisco Pereira Marques e de Maria da Conceição Castro Marques. de Torres Novas, mas cresceu na comunidade da Praia do Ribatejo, onde os seus pais residiam e onde ainda mora o seu pai.
Foi ordenado presbítero em 18 de outubro de 1998 pelo bispo Manuel Pelino Domingues, para o serviço da Diocese de Santarém.
Antes de entrar para o Seminário pela Diocese de Santarém fez a Licenciatura em Direito. Durante o tempo de Seminário fez a Licenciatura em Teologia e já sacerdote concluiu o Mestrado em Teologia.
Iniciou as funções de padre em outubro de 1998 como pároco de Almoster, Santarém e Ereira, Cartaxo.
28/09/1999 – Pároco de Lapa, acumulando com a nomeação anterior.
03/09/2001 – Pároco de Lapas, Parceiros de Igreja e Ribeira Branca.
08/09/2007 – Inicia a frequência no Instituto Católico de Paris e a colaboração no Serviço Pastoral na Diocese de Paris. Em 2010 foi nomeado Pároco da Paróquia Portuguesa de Paris.
16-09-2012 – Regressou à Diocese e toma posse como Pároco das Paróquias de Torres Novas (Santa Maria, São Tiago, São Salvador e São Pedro).
16-07-2015 – enviado para Serviço na Diocese de São Tomé e Príncipe.
16-07-2016 – Pároco de Golegã, Azinhaga e Pombalinho.
Foi membro do Conselho Presbiteral no mandato de 2003-2006) e no mandato em 2023-2027), tendo sido eleito Coordenador do Secretariado Permanente deste Conselho.
Foi o Coordenador Diocesano da Equipa responsável pela promoção dos trabalhos sobre o Sínodo da Sinodalidade e elaboração da respetiva síntese diocesana.
O velório decorre a partir das 15h00 deste domingo, dia 2, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição da Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha.
No dia seguinte, após a missa de corpo presente celebrada pelo bispo José Traquina na igreja da Praia do Ribatejo às 10h00, realiza-se o funeral para o cemitério local.








