
A GNR deteve esta semana em Almada dois homens suspeitos de dezenas de furtos de cabos de carregamento de veículos elétricos nos distritos de Santarém, Setúbal, Leiria, Lisboa e Évora.
Este tipo de furtos, em que os meliantes cortam os cabos para aproveitar o cobre, estavam a ser cada vez mais frequentes. Aconteceu por exemplo em Tomar, no Entroncamento, em Torres Novas e em Fátima.
Só em Tomar numa noite foi uma razia com furtos e vandalização dos postos do Lidl, Aldi, Pingo Doce, Burger King e Roady.
O mesmo aconteceu por exemplo no Lidl do Entroncamento e no Pingo Doce de Torres Novas (ver fotos).
Durante a noite, vários cabos foram cortados e levados, deixando os equipamentos inutilizados e os utilizadores com escassas alternativas imediatas.
Após mais de um mês de investigações, a GNR avançou para as detenções, autorizadas por uma magistrada do Ministério Público.
Segundo o comunicado oficial, os dois homens são suspeitos de mais de 100 furtos em postos de abastecimento de veículos elétricos nos distritos de Santarém, Setúbal, Leiria, Lisboa e Évora.
A GNR realizou três buscas, duas a casas dos suspeitos e uma num sucateiro, onde venderiam o material furtado.
Foram apreendidos cabos, maquinaria para desmantelar cabos, tesouras de corte e material de proteção, um carro e documentos relativos à venda dos metais.
Roubados cabos de vários postos de carregamento para carros elétricos em Tomar
Os nossos agradecimentos à GNR e à magistrada que cumpriram a respectiva missão
É ficarem com termo de identidade e residência, para caso sejam mesmo eles os responsáveis pelos furtos, para puderem continuar a sua actividade “laboral”.