DestaqueSociedade

Mata dos Sete Montes e castelo continuam fechados até dia 13

- Patrocínio -

Foi prolongado até dia 13, quarta feira, o encerramento do castelo de Tomar e da Mata dos Sete Montes devido ao perigo de incêndio.

Primeiro os espaços estiveram fechados de 4 a 7 de agosto, mas dadas as temperaturas elevadas o prazo foi prorrogado.

O argumento dos responsáveis pelo Convento e pela Mata são as “condições meteorológicas extremas e o consequente agravamento do risco de incêndio florestal”.

- Patrocínio -

Alguns atletas, caminheiros e turistas continuam a deslocar-se a estes espaços e são apanhados de surpresa com os portões fechados.

O grupo “Corridas no Terreno” que habitualmente utiliza a Mata nas manhãs de sábado para correr ou caminhar teve de deslocar a sua prova para a nova zona verde do Flecheiro.

No Entroncamento, o parque do Bonito também está encerrado ao público.

mata 20250810 114727

Mata dos Sete Montes e castelo fechados

- Patrocínio -

1 comentário

  1. No fundo precisam de reclassificar o espaço como um jardim, e limpar o espaço e tê-lo preparado para extinguir eventuais incêndios, talvez até de forma automática com sistemas de chuveiros adequados para tal efeito, além de pontos de água para abastecer viaturas de bombeiros, carretéis de incêndio, e outros equipamentos considerados adequados, talvez até dois camiões de combate a incêndios do próprio espaço que pode servir para regar ou combater incêndios, para não ser só para uma única função (e dois, para que quando um for para a manutenção/ avariar existir pelo menos um outro, idealmente seriam pelo menos três, mas até dois parece algo próximo do impossível… ou talvez como implique gastar muito dinheiro até seja mais fácil três viaturas que apenas duas ou até só uma… que evidentemente não ia estar a funcionar quando fosse realmente necessária, porque isto é Portugal).

    Fechar um espaço desses em plena cidade, é de muito mau gosto, e só demonstra a incompetência instalada na minha opinião.

    Alguém me explique como fechar o espaço protege o jardim do perigo de incêndio, alguma coisa impede a acção criminosa? Está o próprio espaço e a área toda em redor sob forte presença e vigilância da polícia e com bombeiros de prevenção para actuar imediatamente? Ou fecham-se o portão e está “seguro”?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo