
Na corrida de touros de sexta feira, dia 8, na praça de Tomar, o grupo de forcados local dedicou uma pega ao presidente de câmara Hugo Cristóvão (PS) que é um assumido anti-taurino.
Nunca visto anteriormente em qualquer tourada, o autarca assistiu à “tradição de espetar ferros em toiros”, como o próprio designa, isto quando faltam cerca de dois meses para as eleições autárquicas.
Nos seus escritos no blogue algures aqui, Hugo Cristóvão escreveu vários textos sobre a festa brava considerando ser uma atividade de tortura animal, que “não pode ser cultura”, citando uma Carta Aberta do Movimento Internacional Anti-Touradas.
Já em 2012 e enquanto membro da bancada socialista na assembleia municipal de Tomar, teceu fortes críticas à proposta de classificação da tauromaquia como “Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal”.
Disse na altura que “não é porque se realizam meia dúzia de touradas por ano que é tradição” e que, “felizmente, as touradas vão acabar mais tarde ou mais cedo”.
Em contradição com estas posições, ao autarca candidato do PS assistiu à corrida de toiros de sexta feira e foi-lhe dedicada não só uma pega pelo grupo de forcados de Tomar como uma lide pelo cavaleiro Luís Rouxinol.
Entre os aficionados de Tomar está instalado um mal-estar e um sentimento de que “estão a vender a festa brava a um anti-taurino”.
Comentário:
A presença do anti-taurino Hugo Cristóvão (PS) na corrida de toiros de Tomar é o melhor exemplo de hipocrisia entre os políticos que, a troco de alguns votos, se sujeitam a fazer teatro e a engolir sapos.
São políticos que se dizem ateus mas participam em procissões e outros eventos religiosos e que se manifestam contra a tauromaquia mas assistem a touradas apenas numa ótica de angariação de votos, expressão que, aliás, é usada pelo próprio.
A hipocrisia em todo o seu esplendor.
https://www.facebook.com/share/r/1AU9tdTAph/
Vícios privados, públicas virtudes
Mais um lapso do moço presidente, e uma vassalagem da forcadagem
Nem mais…
Se Hugo Cristovão é contra os espectáculos de tauromaquia, então por que vai assistir a estes eventos?
Quando se chega a presidente sem ganhar eleições…
O que incomoda o laranjal é a pega não ser dedicada ao candidato do PSD ou, pelo menos, não a dedicarem a nenhum político vivo. O representante dos tomarenses é quem é. Se a corrida aconteceu em Tomar não é estranha e dedicatória e na praça está com essa representação e não como opinador sobre uma atividade que é legal.