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GNR controla velocidade com radar na A13

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A A13, apesar de ser uma autoestrada que liga Coimbra à A23 na Atalaia, tem alguns troços em que o limite de velocidade é de 100km/h.

É o caso da maior parte do troço entre o nó de Valdonas e o nó junto ao restaurante Manjar dos Templários e à zona industrial, no concelho de Tomar.

Na manhã desta terça feira, dia 5, a GNR colocou um radar de controle de velocidade no viaduto sobre o rio Nabão nesse troço.

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Em regra geral, o limite máximo de velocidade numa autoestrada para automóveis ligeiros e motociclos com cilindrada superior a 50 cm³ é de 120 km/h. Veículos pesados de passageiros têm um limite de 100 km/h e veículos pesados de mercadorias não podem exceder os 90 km/h.

a13

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20 comentários

  1. Os veículos pesados de mercadorias deslocam-se, em auto-estrada, todos eles à volta dos 110km/h, tal como os de passageiros. Porque nada lhes acontece? Além disso é frequente assistir a ultrapassagens duplas por parte de pesados, ficando, durante muito tempo, as 3 vias obstruídas. Todas as semanas temos conhecimento de acidentes envolvendo pesados. Para quando uma vigilância a sério?

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      1. As velocidades atualmente permitidas nas autoestradas são ridículas.
        São as mesmas há 40 anos não fazem nenhum sentido.
        Vejam o caso de Itália.
        Tempo seco Máximo = 150
        Chuva máximo = 120
        Faz sentido certo?
        Quanto ao Sr que se queixa dos pesados não sabe o que diz.

    1. Estão por aqui a falar de ultrapassagens duplas entre veículos pesados. Se com isso querem dizer que um veículo está a ultrapassar outro que por sua vez está a ultrapassar um terceiro, numa zona de três faixas, então dou razão a quem critica este procedimento. Eu próprio já me vi envolvido numa situação dessas, quando há algumas semanas circulei na A1 entre os nós de Alcanena e Santarém. 3 camiões (2 tirs e um graneleiro) a par, rodando a velocidades muito idênticas, empataram o trânsito durante cerca de 2 kms, gerando filas de dezenas de ligeiros. Mais do que controlar as velocidades excessivas, as autoridades deviam dar atenção às más práticas de condução, e agir em conformidade…

  2. Sr José Nunes tem de deixar de jogar playstation porque a 110km hora só na playstation. já agora se a ultrapassagem é dupla como fica as 3 vias obstruídos? há já sei só na playstation!!!!!!

    Responder moderado
  3. Aqui na zona de Pombal havia gajos a aplaudir essas cenas, à 2 ou 3 dias atrás os mesmos vieram reclamar para as redes sociais, mal tratar as autoridades de apanhar 3 multas no mesmo dia por excesso velocidade Coimbra-Pombal. Para esses gajos devia ser o valor da multa 3X mais.

    Responder moderado
  4. Interessantes opiniões. Portanto, temos um engenheiro que “acha” que a circulação naqueles troços a 120 km/hora é perfeitamente seguro. Ou seja, o limite de 100 km/h foi um capricho de um tipo qualquer que decidiu dessa forma. É á conta deste tipo de mentalidade que em matéria de civismo e de segurança, nunca mais lá vamos. E caça á multa? Se cumprirem o limite escarrapachado na sinalização, acaba-se a caça . E se houver um energúmeno que acha que a 250 é perfeitamente seguro? Ganhem juízo!!

    1. A realidade é que esses troços ridículos com limite de 100 km/h só existem para montar os radares móveis para a caça à multa. E entre os 120 e os 250 Km/h existem muitas velocidades seguras para os poucos que realmente têm habilitações para conduzir veículos motorizados. A emissão de títulos de condução apenas a quem tem habilitação para tal, a condução na via livre mais à direita e a utilização dos espelhos retrovisores antes de mudar de faixa para a esquerda são comportamentos 1000x mais responsáveis em termos de segurança rodoviária e ninguém cumpre ou controla.

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