Antevisão da Final do Campeonato Europeu Feminino 2025 – Inglaterra vs Espanha

Após ambas precisarem de prolongamento para vencer nas meias-finais, está em jogo a glória no Campeonato da Europa Feminino da UEFA, quando a campeã em título, Inglaterra, defrontar a favorita à partida, Espanha, num reencontro da final do Mundial Feminino da FIFA 2023.
O percurso da Inglaterra até à sua segunda final consecutiva do Europeu esteve longe de ser tranquilo. As Lionesses superaram a Suécia nos quartos de final através de uma dramática decisão por penáltis, antes de marcarem o golo da vitória aos 119 minutos frente à Itália nas meias-finais. A garra e espírito de luta da equipa inglesa são inegáveis, mas à medida que Sarina Wiegman se prepara para orientar a sua quinta final internacional consecutiva (2 vitórias, 2 derrotas), a sua equipa parte com o estatuto de “outsider”, e terá de contrariar esse favoritismo se quiser vingar a derrota sofrida na final do Mundial.
A Espanha também teve a sua resistência posta à prova nas meias-finais, sendo obrigada a ir ao prolongamento frente à Alemanha, recordista de títulos, vencendo por 1-0. Esse resultado prolongou a caminhada dominante de La Roja até à final, com 17 golos marcados ao longo da competição — marca apenas superada por duas seleções na história do torneio, uma das quais foi a Inglaterra em 2022. A imortalidade está ao alcance desta geração espanhola, que já conquistou o Mundial e a Liga das Nações nos últimos dois anos, e uma série de dez vitórias consecutivas sugere que será difícil travar a sua caminhada rumo à conquista do primeiro Europeu de sempre.
Essa sequência vitoriosa da Espanha começou após uma derrota por 1-0 frente à Inglaterra na Liga das Nações, em fevereiro. As Lionesses têm uma ligeira vantagem no histórico de confrontos diretos (7 vitórias, 6 empates, 5 derrotas), embora tenham perdido o duelo mais recente, em junho, por 2-1.
Estas duas seleções vão defrontar-se pela quarta vez consecutiva numa fase final do Europeu, com a Inglaterra a vencer os dois últimos encontros deste tipo.
Estatísticas e Séries em Destaque
- Em seis dos últimos oito jogos oficiais da Inglaterra, ambas as equipas marcaram.
- A Inglaterra sofreu o primeiro golo em três dos cinco jogos neste Europeu.
- Nove das dez vitórias consecutivas da Espanha foram por dois ou mais golos de diferença.
- A Espanha realizou 20 ou mais remates em todos os cinco jogos disputados neste Europeu.
Jogadoras em Destaque e Baixas Confirmadas
Chloe Kelly, autora do golo decisivo na final do último Europeu, voltou a mostrar o seu impacto como suplente neste torneio, com três contribuições diretas para golo nos dois últimos jogos da Inglaterra (2 golos e 1 assistência). A bicampeã da Bola de Ouro, Aitana Bonmatí, tem-se destacado na fase a eliminar, assistindo frente à Suíça nos quartos e marcando o golo da vitória frente à Alemanha.
A Inglaterra poderá não contar com Lauren James, depois da avançada do Chelsea ter sofrido uma entorse no tornozelo frente à Itália. A Espanha, por outro lado, parece ter todas as jogadoras disponíveis.