DestaquePolítica

Comediante modera debate entre candidatos à câmara de Tomar

- Patrocínio -

Os candidatos a presidente da câmara de Tomar nas próximas eleições autárquicas de 12 de outubro vão estar frente a frente pela primeira vez num debate moderado pelo humorista Guilherme Geirinhas no sábado, dia 19, pelas 17h00, na biblioteca municipal.

Nas eleições legislativas, o mesmo humorista entrevistou os líderes dos partidos de uma forma descontraída e bem humorada.

É isso que se pretende replicar neste debate promovido pela associação juvenil Gerar Oportunidades que tem sede na rua Joaquim Jacinto, em instalações cedidas pela câmara.

- Patrocínio -

Mas atenção que as entradas para o debate não são livres. Quem quiser assistir tem de pagar 8 euros (a partir dos 36 anos) ou 4 euros (para jovens até aos 35 anos).

Até agora apenas estão oficializados três candidatos à presidência da câmara de Tomar: PS – Hugo Cristóvão (atual presidente da câmara); AD – Coligação PSD/CDS – Tiago Carrão e CDU – Bruno Graça.

Por oficializar estão Samuel Fontes pelo Chega e Natércia Lopes pelo Livre.

19 7 40629436494 3724992656127632408 n

 

 

- Patrocínio -

6 comentários

  1. Para o dia das eleições, e face à “paisagem” que se perfila, já decidi o que fazer. Vou almoçar um belo pregado grelhado, em Setúbal, no restaurante “Peixoco”, na av. José Mourinho. É no regresso passo por Vila Nogueira de Azeitão para comprar umas boas trouxas. Vai ser um dia bem passado…

  2. Isto é deprimente

    O Partido Socialista fez o que fez.
    Vamos tendo uma cidade e um concelho absolutamente descaracterizados.
    Obra que se possa dizer que está bem feita não há!
    Mas em todas as obras tudo cheira a arranjinhos a roçar a corrupção.
    Até para a cultura foram fazer um ajuste directo com uma criatura menor para lhes escrever um livro a explicar como eram as aldeias.
    Protegem-se grupos minoritários (vulgo ciganos) que já fazem a população tomarense viver clandestina na sua própria terra.
    Quanto à higiene, nem se fala: as pragas de baratas são culpa exclusiva dos próprios munícipes. Que, se sentirem muito incomodados podem sempre ir ao “provedor do munícipe” (não vale rir) que é um respeitável senhor absolutamente isento e que não tem nada a ver com o PS.
    No que toca a “apoios” é um ver se te avias a despejar dinheiro nas colectividades e nas iniciativas das terras que votam PS.
    As Rádios e jornalecos cá do burgo mendigam uns servicitos a troco de uns trocos e de virarem os olhos para o outro lado quando é preciso.
    Em cima disto e tanto mais, fazem umas comédias a que chamam “debate”, com a subserviência, de calças na mão, do PSD e do PC.
    Que o PC alinhe nisto, ainda se compreende. Afinal é a prova de vida possível.
    Mas o PSD, senhores?! Não têm noção, ou um pingo de vergonha, da figura ridícula que fazem e são?

  3. Um debate democrático com entradas pagas? Isto é a sério? Ou é algum novo dia, como o Dia das Partidas?
    A presença dos cidadãos para assistirem não só deve ser gratuita, como deve até ser no Cine-teatro Paraíso, por exemplo, onde possa existir lugar para o máximo possível de munícipes estarem presentes e poderem colocar questões a que todos os candidatos/as respondam.
    Percebo a ideia da Gerar Oportunidades, associação com iniciativas que tanto aprecio, e congratulo por continuarem a ter, contudo, lamento, não acertaram como é habitual.
    Pois, a ideia está longe de preconizar os valores democráticos e de participação cidadã livre a todos e de igual forma. Ao cobrar-se entradas para um debate que é um serviço e dever públicos dos candidatos/as, o esclarecimento devido dos possíveis eleitos aos eleitores fica desta forma enviesada.
    Espanta-me até ver que os 5 partidos (PCP, Os Verdes, PS, PSD e CDS-PP), 4 deles fundadores da Democracia Portuguesa embarquem nesta ideia de transformar a política num espectáculo acessível apenas a alguns, a política não é entretenimento, é servir com responsabilidade os cidadãos de igual forma num debate sério, respeitoso e que todos, independentemente das suas capacidades económicas, possam assistir presencialmente.
    Não é com a política-espectáculo com entradas pagas que se promove uma aproximação dos cidadãos à vida política e político-partidária, é exactamente o oposto, entradas gratuitas para debates políticos sérios.
    Um debate com entrada gratuita que promova a participação dos cidadãos na audiência e semelhante à que ocorreu como nos moldes das últimas Eleições Autárquicas de 2021 é, sim, o que devemos promover.
    Aos candidatos e aos cidadãos eleitores destas forças políticas que aceitaram participar deixo a questão para reflectirem… Mário Soares, Freitas do Amaral, Sá Carneiro ou Álvaro Cunhal participariam num debate com estes moldes de cobrar bilhete?
    Tenho para mim que a resposta é a óbvia, lógica e democrática. Ainda vão mais do que a tempo de reconsiderar e terem a devida e exigida responsabilidade que representam na sociedade e instituições.
    Assinado: Ricardo Martins Antunes, representante do Volt Portugal em Santarém.

    1. Compreendo a sua indignação, mas não se surpreenda. Estamos em Tomar. Aqui tudo é possível e tudo foge à lógica. Afinal de contas, estamos encravados entre os milagres de Fátima e os fenómenos do Entroncamento…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo