
- Patrocínio -
Vários moradores da Venda da Gaita e do Casal da Sobreira chamaram-nos à atenção para o estado de abandono em que se encontra o passeio descendente de acesso à cidade de Tomar.
Além de derrocadas de terra que cobre o passeio e até chega à estrada, as ervas vão tomando conta da zona pedonal havendo troços em que já não se consegue andar a pé.
Todo este arruamento desde a Venda da Gaita até à entrada da cidade está a precisar de uma profunda limpeza de ervas e terra que ocupam o passeio e tornam impraticável o acesso pedonal.
- Patrocínio -
A encosta carece de consolidação das terras para que não haja deslizamentos e não ocupem o passeio.
A própria placa toponímica que identifica a cidade está totalmente tapada com canas.
É um excelente cartão de visita para quem entra em Tomar por aquela estrada, não é? Também na estrada de Coimbra, à entrada na cidade, apesar dos arranjos da estrada e dos passeios, subsiste o mau aspecto geral do Bairro das Gorduchas, outro cartão de visita que em nada abona a cidade. Outra situação que está longe de ser ideal é o troço da estrada da Serra entre o nó rodoviário da A13 até à rotunda de Santa Marta, onde os transeuntes não têm qualquer protecção, dada a inexistência de passeios. Salvam-se as entradas do lado das Algarvias e do lado sul, por São Lourenço, embora a situação de perigosidade neste último caso seja semelhante à da estrada da Serra, dentro de Carvalhos de Figueiredo.
É o cartaz de boas vindas do Hugão, lindo como ele.