DestaqueEconomia

Parque de estacionamento subterrâneo do Lodge fechou

Por causa de dívidas de alguns condóminos

- Patrocínio -

Dívidas de alguns proprietários de frações levaram ao encerramento do parque de estacionamento subterrâneo do edifício Lodge, na estrada da Serra, em Tomar.

O parque, que era bastante utilizado pelos comerciantes e clientes dos vários estabelecimentos, bem como por moradores que alugaram lugares para estacionar, foi fechado há cerca de três semanas e não se sabe quando vai reabrir.

O problema é que, devido a divergências quanto aos valores, só dois dos condóminos (donos dos estabelecimentos) é que pagavam condomínio e as dívidas acumularam-se.

- Patrocínio -

O caso vai seguir para tribunal depois da reunião de condóminos marcada para dia 6 de junho de modo a fixar os valores a pagar por cada um.

Se até agora as dificuldades de arranjar estacionamento eram muitas, esta situação vem agravar o problema.

Do empresário Fernando Ferreira recebemos o seguinte esclarecimento:

O encerramento do parque de estacionamento da Unidade Comercial Lodge, deve-se ao corte de fornecimento de serviços por parte da empresa prestadora de serviços ao condomínio do prédio por falta de pagamento.

Não será possível neste momento indicar datas de reabertura em virtude de não haver entendimento quanto à cotização dos valores a pagar de condomínio por parte dos proprietários.

Os proprietários e comerciantes estão devidamente informados do ponto de situação em causa e o motivo.

A unidade comercial Lodge é composta por cave para estacionamento, r/c, 1º, e 2º andares destinado a comércio/ serviços e é gerida por uma administração externa do edifício sem qualquer outra ligação ao edifício.

São proprietários da totalidade da Unidade Comercial as empresas Inferam Lda , Laboratórios Fernanda Galo Lda, Caixa de Crédito Agrícola, e Gracinda Mourisca proprietária da Farmácia Dias Costa.

A unidade Comercial Lodge abriu há mais de 14 anos com todas estas proprietárias.

Ao longo de todo este tempo a Inferam Lda e Laboratórios Fernanda Galo Lda suportaram as despesas inerentes do funcionamento da Unidade Comercial.

Porém a Caixa de Crédito Agrícola e a proprietária da Farmácia Dias Costa nunca contribuíram com qualquer verba para pagamento das despesas de funcionamento da Unidade Comercial onde estão inseridas mas usufruindo da totalidade dos benefícios que detém como proprietárias, por divergências quanto ao pagamento.

Assim, existem valores a pagar pelo condomínio a terceiros que são prestadores e fornecedores de serviços ao condomínio que são reclamados por falta de pagamento e que levou ao corte de serviços e que a Administração de Condomínio não tem verba neste momento disponível para proceder aos devidos pagamentos. 

Face a tudo isto está marcada reunião de condomínios a realizar em 06/06/2025 para solicitar ao competente Tribunal a fixação de valores a pagar por cada proprietário /condômino em relação à cota parte que representa na Unidade Comercial Lodge.

Quanto ao estacionamento alugado, todas as pessoas foram informadas, e solicitado a retirada dos respectivos veículos que se encontravam dentro do parque, o que aconteceu.

Também foi explicado que durante todo o tempo que o parque estiver fechado não será cobrado nenhum valor ao cliente.

Foi comunicado a todos os clientes que já procederam ao pagamento antecipado que podem solicitar a respetiva devolução do valor pago adiantado.

Como não existem quaisquer dívidas por parte dos utilizadores dos estacionamentos, e logo que a situação seja restabelecida em termos de funcionamento do parque poderão continuar a usufruir dos espaços conforme tinham anteriormente.

Da parte da Inferam Lda que em termos económicos é a entidade mais prejudicada com o encerramento do estacionamento na cave lamenta tal situação pelos incómodos que tudo isto traz aos proprietários/ inquilinos e utilizadores que tem que procurar alternativas de estacionamento já escasso nas redondezas, mas deixando infelizmente as pessoas de mobilidade reduzida totalmente desprotegidas e sem alternativas.

Fernando Ferreira

lodge 20250601 165129

- Patrocínio -

1 comentário

  1. É só caloteiros por toda a parte. Também no meu prédio há gente de “muito boas contas”, de tal forma que num apêndice à acta da última reunião de condóminos realizada recentemente só um condómino não consta da lista negra das dívidas. Adivinhem quem é! Pois claro. É cá o “je”, que até pago trimestralmente antecipadamente os dois últimos meses de cada trimestre…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo