
Entre os 10 serviços de urgências que vão estar de portas fechadas no domingo de Páscoa, estão as especialidades de ginecologia e obstetrícia dos hospitais de Santarém e de Abrantes.
Significa que as parturientes que queiram ter bebés nesse dia, têm de se deslocar a Leiria ou Lisboa.
A informação consta no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), onde se fica a saber que seis urgências vão estar fechadas no sábado e dez no domingo, a maioria das quais de obstetrícia e ginecologia em Lisboa e Vale do Tejo.
Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.
Recentemente, os dois sindicatos desta classe profissional, SIM e FNAM, adiantaram à Lusa que essa situação se deve ao desgaste das equipas, que estão ainda desfalcadas, e que se vai agravar à medida que os médicos atingirem o limite anual de 150 horas extraordinárias para o regime geral e de 250 horas para os que aderiram à dedicação plena.
As dificuldades de funcionamento dos serviços de urgências têm sido mais evidentes em Lisboa e Vale do Tejo, a região do país onde também mais utentes não têm um médico de família atribuído.