Morreu Carlos Matos Gomes, capitão de Abril e ex-aluno do CNA

Morreu neste domingo, dia 13 de abril, no hospital Cuf Tejo, Carlos Matos Gomes, capitão de Abril e antigo aluno do Colégio Nuno Álvares em Tomar.
Aos 78 anos, “partiu sereno e com músicas de Abril”, escreveu a filha no Facebook.
Com o nome Carlos Vale Ferraz, foi autor de várias obras sobre a Guerra Colonial, como “Nó Cego”, “A Última Viúva de África” e “Os Lobos não Usam Coleira”, este último adaptado ao cinema por António-Pedro Vasconcelos. Em 2023, publicou “Geração D”, descrevendo-a como “uma homenagem e uma autobiografia da sua geração, a que conheceu a ditadura, a Guerra Colonial e fez o 25 de Abril de 1974”.
Carlos Matos Gomes nasceu em Vila Nova da Barquinha e foi no antigo Colégio Nuno Álvares que conheceu Salgueiro Maia, de quem ficou amigo.
Antigos colegas e amigos têm publicado dezenas de mensagens de pesar e homenagem nas redes sociais.
Entretanto já estão marcadas as cerimónias fúnebres. O velório será terça-feira, na Capela da Academia Militar, em Lisboa, entre as 19h00 e às 23h00. Na quarta-feira será a missa de corpo presente a partir das 11h00. A cremação será no Cemitério do Alto de S. João.
Sem margem para qualquer dúvida, Portugal ficou mais pobre. Perdeu um pensador livre, culto e coerente até ao último momento.