
O Templários Rally Classic volta à estrada nos dias 25 e 26 de abril. A cidade de Tomar é o centro de um rali que reúne alguns dos carros mais icónicos da história da modalidade, mas também alguns dos mais evoluídos e competitivos da atualidade. Uma prova que desafia o tempo, maioritariamente disputada num concelho com forte tradição no desporto motorizado, mas este ano também com passagem por Ferreira do Zêzere. Com organização do Motor Clube de Tomar, o Templário Classic Rally vai ser disputado em pisos de asfalto.
Durante os anos 70 e início deste século, o Rali de Portugal e a Volta a Portugal tinham passagem obrigatória pela cidade dos Templários. Mais recentemente, fez parte do itinerário de provas pontuáveis para o Campeonato Nacional e Regional de ralis.
A 6.ª edição do Templários Rally Classic vai trazer para a estrada alguns emblemáticos carros dessas épocas, mas também mais recentes. A prova da categoria Legend organizada pelo Motor Clube de Tomar, realiza-se em piso de asfalto, tem duas etapas, num total de 183,09 km, e oito Provas Especiais de Classificação, que totalizam 52,68 km, que na verdade são quatro, só que realizadas duas vezes. Além de podermos ver modelos de diferentes épocas que ilustram a evolução dos ralis, o Templários Rally Classic serve também de promoção turística da região.
As classificativas disputam-se nas belas e seletivas estradas dos concelhos de Tomar e de Ferreira do Zêzere, que têm, habitualmente, milhares de espetadores a seguir o rali. De destacar a realização de uma Super Especial no centro da cidade de Tomar, na noite de sexta-feira, dia 25, e a nova classificativa Dornes, que se realiza no sábado, dia 26 de abril. O Parque Fechado, Parque de Assistência e Abastecimento situam-se no Largo da Várzea Grande, em Tomar, o que permite ao público estar perto dos carros e pilotos.
O Templários Rally Classic é mais do que uma prova desportiva é como mergulhar na história dos ralis. São admitidos carros de quatro categorias:
- Veículos Históricos, viaturas até 31/12/1987;
- Veículos Sport, com ficha de homologação desde 01/01/1988 até 31/12/1999;
- Veículos Open, viaturas de 01/01/2000 até 31/03/2025.
- Existe ainda a categoria Veículos Show, para carros com homologação FIA de Rally 1, Rally 2, Rally 3, Rally 4 e Rally 5, mas também os impressionantes carros de Grupos B, que foram proibidos de correr no WRC, no final de 1986.
Quem quiser participar nesta emblemática prova pode fazer a sua inscrição no Portal Online da FPAK, até dia 21 de abril. A entrega da documentação (road-book) começa a ser feita a partir de 17 de abril.
A primeira edição teve lugar em 2017 e, nos anos seguintes, contou com a presença de alguns dos melhores pilotos portugueses, caso de Rui Madeira, que venceu em 2019.
PROGRAMA
Sexta-feira, 25 de abril
08h00 às 13h00 – Verificações Administrativas
08h10 às 13h10 – Verificações Técnicas
16h00 – Partida 1.ª etapa/1.ª secção
16h13 – PEC 1 Porto Cavaleiros 1 (9,60 km)
17h31 – PEC 2 Porto de Cavaleiros 2 (9,60 km)
18h06 – Parque de assistência, Várzea Grande
18h38 – Chegada da 1.º etapa/1.ª secção
21h23 – Partida 1.ª etapa/2.ª secção
21h30 – PEC 3 Super Especial de Tomar 1 (1,72 km)
22h43 – PEC 4 Super Especial de Tomar 2 (1,72 km)
22h53 – Chegada da 1.ª etapa/2.ª secção
Sábado, 26 de abril
9h30 – Partida 2.ª etapa/3.ª secção
10h18 – PEC 5 Dornes 1 (7,27 km)
11h36 – PEC 6 Dornes 2 (7,27 km)
12h11 – Reagrupamento em Ferreira do Zêzere – Mercado
13h56 – Partida 2.ª etapa/4.º secção
14h26 – Parque de assistência, Várzea Grande
14h59 – PEC 7 Brasões 1 (7,75 km)
16h20 – PEC 8 Brasões 2 (7,75 km)
16h42 – Chegada 2.ª etapa/3.ª secção
19h30 – Entrega de prémios