
- Patrocínio -
A rua da circunvalação à escola Santa Iria em Tomar vai passar a chamar-se António Lopes Rodrigues, antigo presidente da junta de freguesia de Santa Maria dos Olivais (atual junta urbana de Tomar), falecido em 2016.
A câmara já publicou o respetivo edital no dia 1 de abril e na referida rua já está colocada a placa toponímica, mas ainda tapada com plástico.
A futura rua António Lopes Rodrigues tem início, a Norte, no entroncamento com a rua professor Gomes Correia e fim, a nascente, no entroncamento com a rua da Fábrica da Sola, contornando pelas traseiras a escola Santa Iria.
O autarca presidiu à freguesia de Santa Maria dos Olivais durante 16 anos consecutivos, nomeadamente entre 1997 e 2013. Morreu a 20 de setembro de 2016.
Uma decisão conforme a real dimensão de Tomar.
Em Tomar, qualquer trambolho serve para dar nome a uma rua. Para quando uma rua com o nome “Ti António Batata”, aquela figura típica de Tomar, empregado no horto da câmara, que percorria as ruas da cidade(?), embriagado, de rádio ao ombro, e atirando para os quatro ventos: “Ó pandelero, ó pandelero…”? Saiba-se que apesar da bebedeira, nunca faltou ao serviço nem roubou nada, qualidades que nem na hora da morte lhe foram reconhecidas…
Um dos últimos funcionários camarários que apesar dos inconvenientes e dos vícios, ainda tinha o hábito de trabalhar e nunca metia baixa por causa da pinguita. Agora é o que se vai vendo por aí, sem rádio mas com muita ronha.
a esquerdalha anda ai…viva Salazar
Salazar anda aí…viva a esquerdalha