DestaqueSociedade

Seita religiosa provoca “grave problema de segurança pública”, denuncia morador

- Patrocínio -

Um cidadão residente em Castelo Novo, na freguesia da Serra de Tomar, denunciou publicamente um problema que se regista nesta localidade provocado por uma seita religiosa denominada “Dádivas de Olorum”.

Nas noites de sexta feira juntam-se numa moradia os membros do grupo e entopem o trânsito na aldeia, provocam ruído até horas tardias e deixam lixo espalhado pelas ruas, segundo o morador.

O cidadão N. Simões enviou e-mails à câmara e à junta de freguesia a denunciar os problemas e a solicitar a intervenção destas entidades. É esse email que a seguir transcrevemos:

 

Exmo. Senhor Presidente de C.M de Tomar e Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia Serra e Junceira,

Venho desta forma, convidar os senhores a visitar Castelo Novo, freguesia da Serra, às sextas-feiras por volta das 21h, para assistir àquilo que não se deve permitir em matéria de segurança pública.

Desde Maio de 2023 (há quase ano e meio), todas as sextas-feiras, por volta das 21h, largas dezenas de pessoas, se não às vezes, perto de uma centena, se deslocam à pequena localidade de Castelo Novo, para participar num evento, onde não existem quaisquer condições de segurança, pondo em risco não só a população local, como visitantes e os próprios participantes do evento.

Durante várias horas, dezenas de viaturas ocupam todos os acessos, dificultando a saída dos residentes, acesso a ambulâncias ou a viaturas dos bombeiros, chegando ao ponto, da boca de incêndio estar bloqueada por várias viaturas. Como é bem sabido pelos senhores, esta é das zonas de maior risco a nível de fogos, no concelho de Tomar.

A população de Castelo Novo, às sextas-feiras e às vezes até nalguns Sábados ou fins de semana inteiros, não só é confrontada com o bloqueio dos acessos, como também, com o excesso de ruído, causado por tambores, cantares, danças e gritos de dezenas de pessoas, que muitas das vezes, se prolongam até à uma da manhã, e também do lixo espalhado pelas pequenas ruas. Lixo esse, recolhido pelos moradores, visto que não há o serviço de limpeza de ruas por parte da junta.

Já para não falar que, o espaço que esta organização, Dádivas de Olorum (uma seita religiosa), disponibiliza para acolher estas dezenas ou mais de uma centena de pessoas, não deve ter mais que 50 a 60 m2 (é parte de um r/c de uma moradia), sem condições nenhumas de segurança e onde os participantes dançam e acendem velas, etc.

A moradia em questão, situa-se numa zona residencial e está rodeada de casas habitadas. Os eventos provocam stress e ansiedade às pessoas e animais que aqui residem todo o ano, devido ao ruído que invade as nossas casas, horas a fio, mesmo com as janelas fechadas. As actividades dos residentes estão completamente condicionadas nos dias dos eventos. A falta de estacionamento, seja para uso próprio ou para alguém que genuinamente esteja a visitar quem aqui mora, é uma garantia, assim como, o impedimento de acessos pelos meios de socorro, devido a bloqueios causados pelo estacionamento selvagem que é aqui praticado, durante estes dias pelos participantes nestes eventos, que até propriedade privada invadem. Devido à forma como os carros estão estacionados, alguns residentes são forçados a circular em contra-mão.

Os proprietários da moradia onde se realizam estes eventos, nem sequer residem em Castelo Novo e condicionam a vida de quem aqui vive e por aqui tem que passar, para chegar a casa.

O propósito deste e-mail, é alertar os senhores para o que aqui se passa, visto que de acordo com a organização deste evento semanal, a C.M de Tomar autorizou esta actividade nesta localidade. Se os senhores visitarem Castelo Novo, batam à porta dos residentes, eles poderão explicar-vos o suplício que têm passado, chegando ao ponto de evitar convidar familiares ou amigos para visitar às sextas-feiras. Enfim, a pequena população contribuinte de Castelo Novo, às sextas-feiras, fica refém de uma organização pseudo-religiosa que nada tem a ver com a pequena terra.

Segue em anexo fotos tiradas na última sexta feira, onde se observa uma enorme quantidade de viaturas. Por volta das 21h o cenário é bem pior.

Informação da organização responsável por estes eventos:
Dádivas de Olorum – Associação (NIF: 517 713 985)
Morada: Rua da Capela, nº 19, Castelo Novo, 2300-226 Serra

Ainda que a associação só tenha sido fundada a 24 de Outubro de 2023, estes eventos já decorrem desde Maio 2023, como é possível verificar através das redes sociais onde publicitam os seus eventos. https://www.facebook.com/profile.php?id=100092981861571
Nesta altura, davam pelo nome de Templo do Sol e é esse o nome da página no Facebook.

Espero que a C.M. de Tomar, tome em consideração toda esta informação e actue antes que um acidente trágico aconteça nesta localidade.

Com os meus melhores cumprimentos,

N. Simões

Criada em Tomar associação dedicada à religião Umbanda e terapias holísticas

- Patrocínio -

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo