Protesto contra a falta de recolha de lixo na Pedreira
Fernando Gonçalves, morador na Pedreira, enviou para o blogue “Tomar na Rede” o seu protesto contra a falta de recolha de lixo, um problema que parece ser transversal a todo o concelho.
Protesto sobre a falta de recolha do lixo
Lamentavelmente a Pedreira, desde o Covid-19, é um autêntico depósito do lixo.
A Junta de Freguesia Além Ribeira Pedreira e o Município de Tomar, continuam sem tomar qualquer iniciativa, para o facto de não fazerem a recolha do lixo, bem como a limpeza e desinfestação dos espaços que circundem o contentor do lixo e dos ecopontos que estão na Rua jardim de Infância, junto ao Largo do Busto na Pedreira e em toda a freguesia.
Os Ecopontos inexplicavelmente que não são descarregados com frequência desde o Covid-19, estão abarrotar de lixo, conforme se pode verificar nas fotos que junto, e os Munícipes como não têm onde pôr o lixo para reciclar, colocam-no não só no contentor do lixo, como também na via pública, caixas de cartão, embalagens de plástico , garrafas e vidros partidos , e outros resíduos. Conforme é do conhecimento de todos, são infrações ambientais, e um atentado à saúde pública.
A minha casa fica virada para o espaço onde estão os equipamentos, e o contentor do lixo ao ficar logo cheios, os moradores, não só deixam a tampa aberta, ficando um cheiro insuportável, dando lugar a que sejam povoados de insetos e de ratos.
Há muito, que ficaram de substituírem os atuais equipamentos por equipamentos subterrâneos, mas até hoje nada foi feito.
É da responsabilidade da Junta de Freguesia Além Ribeira Pedreira e o Município de Tomar, melhorarem a qualidade de vida dos moradores, intervindo na higienização do equipamento de deposição de resíduos, varredura manual e mecânica, e ainda promoverem ações de sensibilização de boas práticas ambientais e de respeito pelo espaço público.
De acordo com o Regulamento de Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e de Limpeza e Higiene Urbana, venho solicitar a vossa urgente intervenção para agirem em conformidade.
Fernando Gonçalves