SociedadeDestaque

Palácio Alvim ao abandono há 15 anos

- Publicidade -

A câmara de Tomar tem, no centro histórico, um edifício de grandes dimensões, ao abandono e a degradar-se desde há 15 anos. Trata-se do Palácio Alvim situado na rua Dr. Sousa, onde durante décadas funcionaram as instalações da Polícia de Segurança Pública.

No final de 2008, a PSP mudou-se para a rua D. Lopo Dias de Sousa, do outro lado da cidade, e desde então o edifício nunca mais teve qualquer utilização.

Nos últimos 15 anos, foram anunciadas pela câmara várias propostas, mas até agora nada se concretizou.

Em março de 2017 a então presidente Anabela Freitas anunciou a instalação da sede da Ordem Suprema Militar do Templo de Jerusalém (Templários) naquele imóvel, o que não se verificou.

Em junho de 2017, a mesma autarca revelava que estava em conversações com o Instituto Politécnico de Tomar para criar ali residências para estudantes. Em 2023 o IPT avançou com projeto próprio no edifício da av. Cândido Madureira.

- Publicidade -

Em junho de 2019, a câmara aprovou por unanimidade uma proposta do PSD para criação de uma incubadora de empresas, apontando como possível local o Palácio Alvim.

Já em maio de 2023, a câmara anunciou que estava a fazer um estudo de mercado para perceber qual a melhor solução para o edifício, havendo a hipótese de uma parte ser destinada a residência de estudantes e outra para espaço de coworking,

De todas estas propostas, nada foi concretizado e o edifício património municipal continua devoluto há 15 anos.

Palácio Alvim abandonado e cada vez mais degradado (c/ fotos)

- Publicidade -

1 comentário

  1. O Palácio Alvim aguarda mais um delírio da presidência da camara, para nos entreter.
    Ou então, mais um programa de realojamento temporário.
    Ou qualquer coisa que apareça, que é como tem acontecido. Por acaso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo