Pacemaker Inovador está agora disponível no Centro Hospitalar do Médio Tejo
Dedicado a pessoas com o batimento cardíaco lento e com a necessidade de um pacemaker, o pacemaker sem elétrodos AVEIR VR da Abbott está agora disponível como uma nova e revolucionária opção terapêutica no Centro Hospitalar do Médio Tejo, que abrange os hospitais de Tomar, Abrantes e Torres Novas.
No dia 23 de novembro foi implantado o primeiro dispositivo no hospital de Abrantes, tornando-se este o terceiro centro em Portugal a implantar este pacemaker.
A implantação de pacemakers convencionais – constituídos por um gerador de impulsos que é colocado na área do peito e fios (elétrodos) que se estendem dessa zona até ao coração – é atualmente um procedimento comum. No entanto, podem ocorrer complicações durante e após a operação. Pacemakers sem elétrodos, como o AVEIR VR, foram desenvolvidos, entre outras finalidades, para lidar com esses desafios.
No AVEIR VR, todas as unidades funcionais estão numa pequena cápsula. Graças ao seu tamanho reduzido (aproximadamente um terço do volume de uma bateria AAA padrão), podem ser implantados diretamente na câmara principal direita do coração. Desta forma, os vasos sanguíneos e o coração, assim como as suas válvulas cardíacas, não são permanentemente sobrecarregados por um elétrodo.
O pacemaker também possui uma característica única chamada mapeamento, que permite aos médicos medir os sinais elétricos no coração para determinar a posição ideal antes da implantação.
Adicionalmente, o AVEIR VR é o único pacemaker sem elétrodos projetado para ser reposicionado, caso seja necessário. A vida útil do AVEIR VR é estimada em mais de 17 anos; com os pacemakers convencionais, pode ser necessária uma troca da bateria muito antes.
“Uma vez que nos preocupamos com o bem-estar dos nossos doentes e com a utilização de inovações médicas, no verdadeiro sentido da palavra, estamos muito orgulhosos por o CHMT ser um dos primeiros hospitais em Portugal a implantar o pacemaker sem elétrodos AVEIR VR,” afirma o Dr. José Linder, Director de serviço da Cardiologia do CHMT.