in ,

Limpeza de árvores ou poda radical?

podas 4647917 943203680750074122 n

São famosas as chamadas podas autárquicas em que se “limpa” uma árvore deixando apenas o tronco. Foi o que aconteceu esta semana no bairro 1º de Maio em Tomar. Desta vez foi a junta de freguesia urbana que teve a iniciativa de “podar” de forma radical duas árvores.

A junta utiliza o eufemismo “limpeza de duas árvores”, quando na realidade se tratou de um crime contra duas árvores. Aquilo que ali foi feito não foram podas, foram atentados ao património arbóreo da cidade.

Este crime suscita-nos algumas questões: afinal de quem é a competência da gestão do parque arbóreo na cidade, é da câmara ou da junta de freguesia? Este bonito serviço da junta de freguesia teve acompanhamento técnico pelo engenheiro responsável da câmara de Tomar?

O argumento de que as árvores “ocupavam a via” e “estavam a colocar em perigo o telhado das casas mais próximas, assim como os próprios transeuntes”, não justifica aquele tipo de podas drásticas.

As críticas na publicação no facebook não se fizeram esperar:

Limpeza? Deviam era ter vergonha de demonstrar tanta ignorância e tanta falta de profissionalismo. Mataram as árvores, chama-se abate de árvores saudáveis e é crime contra o ambiente – Rosa Casimiro

Limpeza não, assassinato. Há muita falta de consciência e formação ambiental em Portugal, não haja dúvida. – Afonso Paiva

Que primitivo! Isto não é poda, é massacre! Nunca vi podar uma árvore assim em nenhum país da Europa. Deveriam envergonhar-se de tanta brutalidade e falta de senso estético. – Célia Jennings

Plataforma em defesa das árvores

Grupo em defesa das árvores

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Responder
  1. É possível explicarem porque não arrancaram simplesmente as árvores todas? Podiam depois deixar o local como se nunca tivesse havido árvore, ou colocavam outra se até acham que deve haver árvore nesse local.

    Pessoalmente não me choca arrancarem árvores, eu mesmo, se pudesse, arrancaria muitas árvores por esse país fora, já que dada a sua localização criam problemas como cortar a visibilidade em cruzamentos, ou tiram a visibilidade de sinalização importante que em muitos casos não pode ser colocada em outro lado… ou simplesmente constituem um perigo em caso de incêndio/ tornado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
apelo 6571202 5894981704838778111 n

Apelo: carro roubado em Torres Novas

assembleia municipal Am IMG 5836 scaled 1

Assembleia Municipal de Tomar reúne na biblioteca