in ,

Há 30 anos comemorações do 10 de junho foram em Tomar

10 de junho 1991

Mário Soares era Presidente da República, Cavaco Silva era Primeiro Ministro e Pedro Marques era Presidente da Câmara de Tomar. Estávamos em 1991 e nesse ano as comemorações do 10 de junho decorreram em Tomar.

As cerimónias oficiais realizaram-se nos jardins do Convento de Cristo onde foi montada uma grande tenda, mas houve também atividades na cidade como um torneio medieval na Várzea Grande.

Nessa altura Mário Soares condecorou figuras como o apresentador Fernando Pessa, o empresário tomarense João Mendes Godinho, ambos já falecidos e o ex-candidato a presidente da República Fernando Nobre, entre outros.

O almoço foi oferecido pela câmara no Convento de S. Francisco. O jantar, oferecido pelo presidente da República, decorreu no Convento de Cristo, monumento onde foi inaugurada uma exposição de pintura de Bernardo Marques.

Mário Soares pernoitou na noite de 9 para 10 de junho na estalagem de Santa Iria.  No dia 9 percorreu algumas ruas do centro histórico conforme documentam as fotografias de António Cotrim, fotógrafo da agência Lusa.

Mario Soares em Tomar 9 6 1991
Fotografia do arquivo da agência Lusa
Mario Soares em Tomar 9 6 1991 b

})(jQuery);