O dono de uma cadela da raça Rottweiler que atacou e abocanhou uma cadela Yorkshire no centro histórico de Tomar em julho de 2020 foi condenado a pagar mais de 4 mil euros à dona da cadela que ficou entre a vida e a morte.
O processo foi julgado no tribunal de Tomar e motivou um recurso para o tribunal da relação de Évora que, no essencial, confirmou a primeira decisão judicial.
Tudo aconteceu na noite de 24 de julho de 2020 na rua Silva Magalhães, em Tomar.
A cadela atacada pertence à proprietária da casa de tapas Canoa Wine Bar e foi à frente deste estabelecimento que tudo aconteceu.
Um homem vinha a passear com dois Rottweiler com trela, mas sem açaime, quando um deles de repente atacou a cadela. Esta ficou gravemente ferida, tendo de ficar internada numa clínica veterinária durante várias semanas.
O dono do animal perigoso foi condenado, na autoria material, na forma consumada de um crime de dano, numa pena de 120 dias de multa à taxa diária de seis euros e mais 3.265,28 euros acrescido de juros relativo ao pedido de indemnização civil.
O dono dos Rottweilers, figura conhecida na cidade, já tinha sido condenado em tribunal por outro caso semelhante ocorrido na Mata dos Sete Montes em 2016.
O uso do açaime em Portugal é obrigatório, na via pública, para todos os animais considerados perigosos.
O acórdão do tribunal da relação de Évora pode ser consultado aqui
O dono dos referidos cães de raça perigosa devia ser preso e devia ficar sem os cães.
Já que os mesmos deviam de ser entregues ao canil municipal e serem abatidos.
Se a situação se resolve desde que o dono dos animais cumpra a lei ( animais açaimados) para quê matar mais animais??
E cumpre?, parece que esta já não foi a primeira vez…