in ,

Destruição das margens do Rio Nabão (c/ vídeos)

arvores margem rio

Estou chocada com a destruição das margens do Rio Nabão.

Hoje, ao passar pela estrada que liga o Cemitério Novo de Tomar à zona da Platex, deparei-me com trabalhos junto ao Rio Nabão que vão contra todas as indicações dadas pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente) para esta obra e pelo próprio caderno de encargos da prestação de serviços.

A galeria ripícola está simplesmente a ser arrasada. Árvores cortadas sem qualquer critério, deixando assim de haver ensombramento que é tão fundamental para regular a temperatura da água, para impedir o aparecimento de invasoras (canas)….

O objectivo da obra é retirar árvores mortas, troncos, lixos que impeçam o normal encaminhamento das águas e não aquela destruição.

O acompanhamento da obra não está certamente a ser feito por um técnico com o mínimo de sensibilidade para este tipo de intervenção.

Acredito que as pessoas da obra não estão a trabalhar com má fé, mas sim por falta de conhecimento e formação.

 

Pede-se ajuda!! Alguém que mande parar aquele disparate! 

 

                                                       Maria C. Costa

Comentários

Responder
  1. Muito obrigado pela recomendação. Já preenchi sobre este assunto. Agora vou preencher outro formulário sobre a destruição do caminho das raízes da mata, e se tenho tempo outro sobre as descargas poluentes da Tejo Ambiente no Nabão.
    Tristemente fazem falta muitas horas para denunciar todos os crimes meio ambientais perpetrados por este consistório, por exemplo corte e poda indiscriminada de árvores na cidade, e um largo etc…
    Como comenta o leitor “cada um deve fazer a sua parte”. Eu já fiz, animo a que todos os leitores, e sobretudo, aos mais directamente afectados a que deem parte também.

    • Caso sejam situações que estejam a acontecer, ou se tenha apenas dúvidas sobre a legalidade das mesmas, ou mesmo se considere necessário o registo /auto pelas autoridades deve contactar-se a GNR SEPNA (Linha SOS Ambiente e Território – 808 200 520 – é um número de telefone disponível 24 horas por dia durante todo o ano, através do qual poderá expor situações que possam violar a legislação ambiental e os instrumentos de ordenamento do território) ou então online https://www.gnr.pt/comunicado.aspx?linha=4520

    • Mas… sendo o Governo da nação da mesma cor política dos que (des)governam Tomar, quero dizer social-comunismo “rasco”, não tenho muita fé de que as queixas no portal do Governo tenham algum efeito. Entre demagogos. corruptos, prevaricadores e criminosos fica tudo em nada e uns tapam as misérias dos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
bairro 1° de maio IMG 20170514 075358

Canalizador da câmara agredido no bairro

tuning 0926 765125135774977429 n

Encontro de carros tuning em Tomar