DestaqueSociedade

Covid-19: de 12 subiu para 40 o número de casos no lar de S. José

- Publicidade -

Agrava-se o surto de Covid-19 no lar de S. José, situado no Carrascal e que pertence ao Centro de Assistência Social de Tomar.

Há uma semana, a instituição confirmou a existência de 12 casos, mas ontem esse número já ia em cerca de 40, entre utentes, funcionárias e dirigentes. Só utentes são mais de 30 infetados.

Depois de surgirem os primeiros casos, há uma semana foram feitos testes a cerca de 100 pessoas, que confirmaram seis casos positivos de Covid-19 entre utentes do lar de S. José, quatro em colaboradores e dois na direção, entre os quais o presidente da instituição, Pedro Marques. Esta semana, os números dispararam.

Aguarda-se que a instituição emita um comunicado. Está previsto que a TVI faça uma reportagem sobre o caso.

 

- Publicidade -

Atualização:

Entretanto, ao fim da tarde deste domingo, dia 17, o CAST emitiu um comunicado, no qual não especifica qual o número de casos Covid.

cast 729 7816785154077099767 o

- Publicidade -

5 comentários

  1. É realmente preocupante a situação algo incontrolável no conselho de Tomar, com famílias inteiras infetadas na sequela das reuniões familiares e de amigos realizadas no Natal e no Ano Novo. Infelizmente, várias dessas redes de contágio atingiram essa instituição, tal como atingiram e atingirão outras. No entanto, graças aos procedimentos de testagem implementados (rotativos e periódicos), foi possível detetar vários focos e dar resposta adequada e atempada, dentro do possível, após resultados. Parece-me que nessa instituição, face às suas dimensões, tem conseguido responder, como muito poucas, às necessidades e urgências. Votos de muita saúde para todos e de rápida recuperação para os doentes.

  2. Como familiar de utente desse lar tenho que denunciar uma situação muito lamentável que testemunhei numa visita na altura do Natal: vim uma pessoa, não sei se funcionária porque não as conheço, a entrar no edifício pela porta principal SEM MÁSCARA, o que é muito grave uma vez que devia haver obrigação do uso de máscara no acesso ao edifício, do exterior. O vírus num lar entra sempre pelo exterior, nunca pelos utentes. Não se pode facilitar, NUNCA. Só espero que corra tudo bem…..

  3. Pelo que sei e por conhecer algumas funciinrias deste lar tenho a dizer que neste MOMENTO algumas das funcionarias que testaram positivo foram convidadas a voltar ao lar e fazer o isolamento profilático na instituição onde visto serem assintomaticas estam a trabalhar e a fazer o seu trabalho normal onde a diferenca e que dormem la .onde me perfunto se isto e possivel ?visto estarem infectadas andarem a trabalhar onde poderam vir a tocar em superfícies e objectos e onde tratam de utentes provavelmente sem covid onde os poderam vir a contaminar .isto e possivel ?sem ser isto sei tambem que uma das funciinarias por estar infectada com o covid terá de descontar os dias que esta em casa em dias de ferias or estar a dever a casa …por amor de deus facam alguma coisa nesta gerencia deste la .e só ilegalidades… obrigado

    1. Só para que fique claro, as chefias do Lar de São José não são nenhuns acéfalos, bem pelo contrário, são pessoas formadas e atentas a todas as contingências necessárias para garantir a segurança dos frequentadores do lar, e há circuitos totalmente independentes para pessoas infectadas e não infectadas.
      É triste dar tudo por tudo para que toda a gente sinta o mínimo das diferenças que têm que ser feitas por causa da covid-19, em detrimento do nosso descanso, da nossa família e da nossa saúde (física e mental) e depois chegar aqui e ler comentários desta natureza.

  4. Boa noite. É de louvar a disponibilidade das senhoras para continuarem a cuidar. A Sra Dra Delegada de Saúde tem conhecimento, acompanha e aprovou a decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo