in ,

Cortejo do Mordomo percorre as ruas da cidade

Cortejo do Mordomo. Foto de Graça Silva

Do programa da festa dos Tabuleiros para esta sexta feira, dia 5, o destaque vai para o Cortejo do Mordomo com dezenas de carruagens e cavaleiros a percorrer as ruas de Tomar. À frente vão as três juntas de bois, seguidas pelas várias entidades oficiais da cidade e os elementos da comissão central da Festa.

Segundo os historiadores, “os bodos do Espírito Santo contemplavam o Povo com uma refeição comum, numa comunhão simbólica com o Espírito Santo e a Fraternidade Universal. Em Tomar, tal refeição era confecionada com a carne dos Bois do Espírito Santo, que, até ao primeiro quartel do século XX, eram adquiridos na Feira de Santa Cita, no final do mês anterior à festividade, pelo Mordomo da Festa dos Tabuleiros”.

Atualmente, os bois são alugados, vêm de Arganil e têm uma função meramente cenográfica. São castrados à nascença para se tornarem mais mansos e são usados apenas em festividades como a festa dos Tabuleiros.

Sobre o Cortejo do Mordomo, o responsável, José Manuel Rodrigues, adiantou-nos alguns dados.

Participam entre 70 a 80 cavaleiros oriundos dos mais diversos pontos do país, de Lisboa a Benavente, de Leiria a Óbidos ou Vila Franca de Xira. São quase 20 carros, desde charretes a milords e outros veículos.

É com orgulho que o mordomo José Manuel Rodrigues fala deste cortejo que organiza há cerca de 40 anos e cuja adesão de participantes se deve sobretudo ao seu trabalho.

O cortejo parte às 18 horas desta sexta feira, dia 5, junto à estação da CP e faz o seguinte percurso:

Av. António Fonseca Simões, Av. D. Nuno Álvares Pereira, Av. Torres Pinheiro, Ponte Nova, Av. Norton de Matos, Av. Ângela Tamagnini, Alameda Um de Março (lado norte), Rua Major Ferreira do Amaral, Av. Norton de Matos, Rua de Santa Iria, Rua Marquês de Pombal, Ponte Velha, Rua Serpa Pinto, Praça da República, Rua Infantaria 15, Av. General Bernardo Faria, Várzea Grande.

 

Como era em 1968:

Escrita por Redação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comentários

Ruas ornamentadas em Tomar a visitar até segunda feira (c/ fotos)

Blaya e Wet Bed Gang abrem quatro noites de concertos dos Tabuleiros