SociedadeDestaque

Comunidade estrangeira lamenta não haver missas em inglês

- Publicidade -

Com a presença cada vez maior de estrangeiros em Tomar, sobretudo oriundos do Reino Unido e de outros países europeus, a procura de serviços onde se fale inglês regista uma maior procura.

Não é por acaso que na escola Jácome Ratton já existem duas turmas de cidadãos estrangeiros a aprender português. Mas as dificuldades com a língua não são fáceis de ultrapassar.

No campo religioso, por exemplo, vários “expats” têm questionado sobre a celebração de missas em inglês. Para já, a resposta é negativa. Não há missas em inglês em Tomar nem nos arredores.

Sabemos que há celebrações nesta língua em Lisboa e no Porto, por exemplo. Sobre este assunto, contactámos a Diocese de Santarém, mas não obtivemos resposta.

No santuário de Fátima, durante o inverno só há missa por marcação e para grupos. No verão há todos os dias às 15h30.

- Publicidade -
- Publicidade -

16 comentários

    1. Porque é que escreveste “Estrangeiro” com letra maiúscula quando não passa dum substantivo no meio duma frase? Completaste a escola sem ter aprendido nada, está-se mesmo a ver! Quem tem razão é o Sampaio da Nóvoa…

  1. A opinião que tens sobre este assunto limita-se ao que escreveste? És mesmo um triste! Porque é que teimas em continuar a aparecer? É que não vens acrescentar nada…és mesmo um grunho!!!

    1. Completamente de acordo. Tente explicar isso ao grunho de serviço, e que missas que não em português não é uma questão assim tão linear…e boa sorte!!!

  2. Como em qualquer colónia, os prestadores dos serviços devem usar a língua do colonizador que é quem manda ou é para quem se trabalha. E infelizmente não é só em Tomar.

  3. Deixem-se de tretas. Em vários países há missas em Português. Quem acha que não deve estar a armar-se em esperto sem nunca ter saído da terrinha. Ninguém aprende uma língua nova de um dia para o outro, e basta falar com muitos portugueses para perceber que mesmo entre nós falantes nativos há quem não pesque nada da linguagem que se usa na missa.

    Quanto ao ser protestante, há muitos católicos em países de língua inglesa. E claro que também há católicos em países em que se falam outras línguas mas em que se estuda Inglês nas escolas desde cedo.

    1. Vem para aqui com mais beneficios que os que ca nasceram, as missas que ha em Portugues la fora sao para trabalhadores….e ja agora nao se arranja ai um apoio para eu ir so que seja a Espanha? ate agora o mais longe que fui foi ao Alvito e queria abrir horizontes…ainda ando a poupar para comprar um computador que traga um teclado que de para por acentos e assim nao me chegar para ir passear…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo