É mais um atentado ao património de Tomar, desta vez na torre da igreja de Santa Maria do Olival.
Para segurar uma lona alusiva às Jornadas Mundiais da Juventude naquela torre do séc. II, os promotores utilizaram cavilhas que cravaram entre as pedras provocando estragos nas juntas.
O tomarense António Rebelo foi o primeiro a denunciar o caso no seu blogue Tomar a Dianteira, considerando ser “imperioso, em termos de consciência cívica, para quem a tenha, não só protestar contra o abuso evidente, mas também exigir que retirem o cartaz e mandem reparar os estragos causados na parede, junto com a retirada das cavilhas”.
Já não é a primeira que utilizam objetos metálicos nas pedras da igreja. Há uns anos foram as próprias colunas da igreja que foram cravadas com pregos para segurar arranjos florais. Outra situação era a utilização de produtos corrosivos como lixívia nas limpezas do monumento.
A igreja de Santa Maria do Olival é o panteão dos Mestres Templários portugueses. A torre de vigia existe desde o século XII e foi reconstruída no século XVI.
De 21 a 24 de novembro, a igreja vai estar encerrada ao público “por motivos de trabalho interior de limpeza e manutenção profunda e periódica”, reabrindo na sexta feira, dia 25 de novembro, no horário habitual, anuncia a câmara e a paróquia. Espera-se que estes trabalhos tenham acompanhamento de especialistas em património e arqueologia para que não se repitam alguns erros do passado.
Protecção do património: Somos mesmo dignos daquilo que temos?
Outro caso semelhante em Tomar:
Estamos em Tomar. Tudo normal neste povoado perdido entre montes e cada vez mais mal frequentado…
Diz o ditado popular. Estás mal? Muda-te…
Tanta frustração# tanto azedume. Isso é falta de ♡.
Deduzo que não discorda do que foi feito na torre sineira…ou então é estúpido que nem uma porta…ou então é dos que morfa a hóstia ao domingo e em pequenino sentou-se ao colo do padre!
Diz bem. Nos últimos 30 anos já se mudaram de Tomar uns milhares de residentes. E a debandada continua.
Talvez traumas e recalcamentos eclesiásticos, além de uma grande falta de valores morais.
Indivíduos mal formados como este “carlos martins”, deviam ser banidos de fóruns de gente educada.
Pelo contrário, papa hóstias e pregadores de pregos têm lugar sempre assegurado.
Como foi por um motivo católico apostólico já deve estar perdoado. Olha se fosse um cartaz dos comunistas…
Exactamente! Era mesmo aí que eu queria chegar com o meu primeiro comentário, mas o parvalhão que me respondeu não conseguiu deduzir isso. No caso dele não é falta de “coração”. É falta de cérebro. Quando não se nasce com o que é preciso…!!!