in ,

Aprovada criação de Centro de Interpretação da Festa dos Tabuleiros

Por proposta do PSD, a câmara de Tomar aprovou por unanimidade a criação de um Centro de Interpretação Temático da Festa dos Tabuleiros.

A decisão foi tomada na reunião do dia 22, tendo a presidente da câmara informado que já existe uma candidatura para adaptação da Casa Vieira Guimarães com esse fim.

No texto da proposta, os três vereadores do PSD (José Delgado, Célia Bonet e Luís Ramos), referem que “a Festa dos Tabuleiros, a festa maior de Tomar que traz à cidade milhares de visitantes, como produto turístico que é, merece ser mais divulgada em qualquer altura, quer seja ou não ano de festa”.

Para garantir alguma continuidade no tempo a uma festa que se realiza apenas de quatro em quatro anos, a bancada do PSD defende “a criação de um Centro de Interpretação, interativo e periodicamente renovado sobre a Festa dos Tabuleiros”.

“Mais do que um espaço para recordar o passado ou um depósito de documentos e objetos, deve funcionar como um espaço vivo, dinâmico, com atividades periódicas, como por exemplo workshops sobre confeção de tabuleiros, de rodilhas, de coroas, demonstrações, projeções multimédia, etc.”, explicam os eleitos do PSD.

Nesse Centro de Interpretação os turistas poderiam “apreciar e perceber o que é a festa, o que simboliza, como se organiza e em que consiste”. Ao mesmo tempo “funcionaria como centro de recolha de documentação, objetos e memórias da festa, que se encontram dispersos e em risco de se perder”.

Escrita por Redação

Comentários

Leave a Reply
  1. Quem não sabe o que é que há-de fazer, faz colheres.

    Mais uma tótózada em curso.
    As pessoas não sabem nem percebem que a Festa dos Tabuleiros (FT) é um acto religioso muito sério de devoção ao Espírito Santo.
    Que é para dar aos pobres.
    Mas onde é que pára o raio do pobre?
    Nem sequer o pobrezinho.
    Parece que é para interpretar.

  2. Acho uma octima ideia,eu não sei se será a mesma coisa de o Museu, pois ouvi falar em qualquer coisa parecida,mas depois me informarei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comentários

Capas dos jornais locais e regionais

Sardinhadas no Suimo e nos Pastorinhos