in ,

Afinal quantos degraus têm as escadinhas de Nª Srª da Piedade?

O povo de Tomar costuma dizer que as escadinhas de Nª Srª da Piedade têm 365 degraus, tantos quantos os dias do ano. Mas tal não corresponde à verdade.

Na realidade, a escadaria é composta por 288 degraus, divididos em 24 lances, desde a estrada do Prado até ao largo da capela.

Depois de publicar esta primeira contagem, o presidente da junta de Casais e Alviobeira, João Luís Alves, que sobe a escadaria como forma de exercício físico, foi alvo de desmentidos.

Para tirar as dúvidas, João Luís Alves desafiou o seu amigo Carlos Silva a subir as escadas e a fazer a contagem.

Munidos da respetiva calculadora e bloco de notas, lá foram escadas acima a contar lanço após lanço, degrau a degrau. O resultado foram os tais 288 degraus e quem não acredita só tem um remédio: subir a escadaria e contar os degraus.

Segundo os anais do município de Tomar, as escadinhas de Nª Srª da Piedade começaram a ser construídas em 1846 e foram concluídas em 1862.

 

Escrita por Redação

Comentários

Responder
    • Simples provocação acriançada. Cada qual diverte-se como pode. E o povo vai pagando. Mas se calhar só até final do ano que vem…

  1. A notícia é mesmo daquelas que só se publicam nas aldeias perdidas no tempo, onde pouco ou nada acontece, e por isso…
    Mas o comentário assinado FILERICA é tão rasca que qualificá-lo de fezes ainda seria dar-lhe alguma qualidade.
    A resposta supra fala em provocação infantil e divertimento. Considero muito provável que não seja só isso. Infelizmente a autora, a FILERICA, parece não se dar conta das figuras que faz, e das reacções que provoca. O que se lamenta.
    Há liberdade de expressão, e ainda bem. Mas isso não legitima perseguições verbais provocatórias e extemporâneas.
    A má educação, ou a falta dela, nunca são aceitáveis. Sobretudo quando oriundas de quem tem obrigação de se saber comportar em sociedade.
    A menos que o eventual excesso de bebida, ou outros estimulantes seja a causa de tão bizarro comportamento.

  2. O Sr. Fernando Esteves & Associados não têm muito a ver com as escadinhas da Sra. da Piedade (nunca as subiram, suponho pelo desdém com que se lhes referem), mas sim MAIS com as escadinhas de S. Tiago ou mesmo a Calçada com o mesmo nome, que conduzem ao Convento de Cristo, palco irrepetível onde o verdadeiro Autor se exibia em todo o seu esplendor “François”. Continue a entreter-nos (no que sempre foi bom).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Amigos publicam vídeo emocionante de jovem que morreu na Suíça

Cinco dias a remar no rio Guadiana