SociedadeDestaque

Affidea garante que não coloca resíduos hospitalares nos contentores

- Publicidade -

Uma moradora da rua Coronel Garcês Teixeira (estrada da Serra) em Tomar enviou-nos a denúncia de “uma situação de desrespeito pela saúde pública, ambiental e social”.

Diz a cidadã que as empregadas de limpeza da clínica Affidea “despejam diariamente sacos de lixo grandes, várias vezes ao dia, com material de plástico retirado de dentro da Affidea, utilizado em análises ao sangue e exames médicos que aí se fazem”.

“Despejam esses mesmos sacos nos contentores grandes verdes, os únicos da rua utilizados pelos moradores para pôr lixo comum. Os contentores encontram se diariamente cheios por estes, tendo os moradores da rua de se dirigirem a outras ruas para colocarem o seu lixo”, denuncia a moradora segundo a qual “além de desrespeito pelos moradores, estão num incumprimento pela saúde pública e ambiental, já que aquele tipo de lixo não se pode pôr naqueles contentores e sim recolhido por empresas especializados”.

“Tomar na Rede” contactou a Affidea tendo esta garantido, após um processo de investigação interno, não ter identificado “qualquer prática irregular” por parte da sua clínica de Tomar.

“Confirmamos que todos os resíduos hospitalares de risco biológico (Grupo III e Grupo IV) produzidos dentro da nossa unidade são recolhidos por empresa certificada, tal como requerido pela lei, não sendo depositados nos contentores de lixo urbano. Utilizamos efetivamente, e conforme previsto na lei, os contentores de lixo urbano para depositar resíduos considerados urbanos (Grupo I e Grupo II)”, garante a Affidea.

- Publicidade -

Acrescenta que em relação aos referidos contentores urbanos, desconhecem que práticas são seguidas por terceiros e não podem ser responsabilizados por “eventuais práticas indevidas”.

A Affidea Tomar “é uma entidade auditada e certificada, sempre empenhada no cumprimento de todas as exigências regulamentares e legais, desde logo também em relação ao tratamento de resíduos”, garante a empresa.

- Publicidade -

1 comentário

  1. Apenas uma nota:
    Se os moradores quiserem comprovar se as suas suspeitas têm fundamento, devem vigiar a chegada dos funcionários da limpeza da Affidea, e depois recolher o(s) saco(s) de lixo por eles depositados, abri-los, verificar o seu conteúdo, e se de facto encontrarem resíduos de tipo hospitalar, devem chamar de imediato a PSP para tomar conhecimento da ocorrência e proceder ao respectivo auto de notícia.
    Devem de imediato comunicar a ocorrência à ASAE, nos termos devidos, informando complementarmente a denúncia feita à polícia.
    ATENÇÃO, os queixosos devem ser pelo menos dois, e devem fotografar o material encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo