in , ,

Morreu Otelo, o preso mais famoso do presídio de Tomar

otelo 11388816 oT4bB

Otelo Saraiva de Carvalho morreu este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar de Lisboa.

Foi uma figura marcante na revolução do 25 de abril de 1974. O coronel de artilharia foi o responsável pela elaboração do plano global do golpe militar que pôs fim à ditadura do Estado Novo.

Mais tarde esteve implicado no caso FUP-FP25 tendo sido condenado e depois amnistiado. Durante cerca de cinco anos, Otelo esteve preso na Casa de Reclusão de Tomar, atual Estabelecimento Prisional Militar, de onde foi libertado a 17 de maio de 1989.

Aqui fez alguns amigos e manteve uma ligação muito próxima a pessoas como a deputada municipal Maria da Luz, do Bloco de Esquerda, que o visitava periodicamente.

Durante a sua prisão foram várias as situações em que os jornalistas tentavam furar os esquemas de segurança da prisão para obter uma entrevista ou uma fotografia. Os casos mais mediáticos foram os do jornal Tal & Qual e Expresso, que conseguiram entrevistar e fotografar Otelo na cela.

No dia da sua libertação, jornalistas e centenas de populares aguardavam-no à porta do presídio, conforme mostram as fotografias do arquivo da agência Lusa que reproduzimos.

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Responder
  1. É bastante estranho que esta personagem ainda hoje tenha pessoas que o admiram, e atribuem a ele em especial o 25 de Abril.
    Gostava de pelo menos expressar a opinião que o 25 de Abril foi um golpe de estado feito por militares do quadro capitães e poucos majores por causa das celebres portarias que lhes retiravam privilégios comparativamente aos milicianos com comissões nas colónias.
    Isso provocou uma reação corporativa que depois foi obrigada já em cima de Abril a arranjar um programa feito por militares…
    Talvez dos poucos que fez o golpe e saíu com dignidade foi o Salgueiro Maia esse sim um herói que esteve na frente de confrontação.
    Quanto ao Otelo foi sempre um idiota vaidoso que esteve na retaguarda do golpe e que depois começou a achar que era o Che Guevara português.
    Fez muito mal a Portugal e em especial incutiu ideias a outros analfabetos que ainda hoje mantêm!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
vila rei passadiços penedo furado

Câmara de Vila de Rei apoia até 500 euros plantação de árvores (menos eucaliptos)

assalto padaria 25885683 8085032105474253149 n

Padaria assaltada na Linhaceira