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Ponte sobre rio Zêzere precisa de obras, 28 anos depois de inaugurada

1995

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A ponte da Pombeira, sobre o rio Zêzere, que faz a ligação entre Ferreira do Zêzere e Vila de Rei, ou seja, entre os distritos de Santarém e de Castelo Branco, vai sofrer obras de reabilitação e reforço estrutural num investimento que ascende a 4 milhões e 225 mil euros.

Depois do respetivo concurso público, a Infraestruturas de Portugal adjudicou a empreitada à empresa VSL Sistemas Portugal – Pré-Esforço, Equipamento e Montagens, S.A., de Paço de Arcos.

O contrato foi assinado a 9 de dezembro de 2022. 14 meses é o prazo previsto para conclusão da obra.

Durante os trabalhos prevêem-se condicionamentos no trânsito que se vai processar com circulação alternada.

A ponte da Pombeira foi inaugurada a 26 de março de 1995, era Cavaco Silva Primeiro Ministro.

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Programa da obra:

Etapa 1 – Início dos trabalhos na zona inferior do tabuleiro

1) Furação das carlingas a diamante para instalação de ductos de passagem dos cabos de pré-esforço exterior, de Furação das carlingas a diamante para instalação de ductos de passagem dos cabos de pré-esforço exterior, de furação para fixação por barras pré-esforçadas dos blocos de ancoragem e de desvio às vigas e carlingas e, de furação para instalação de ferrolhos nas vigas e carlingas, com prévia detecção de armaduras de forma não-intrusiva;

2) Substituição/reparação de aparelhos de apoio; Substituição/reparação de aparelhos de apoio;

3) Tratamento da fendilhação, vazios e zonas porosas, delaminação por corrosão e outras patologias da face inferior Tratamento da fendilhação, vazios e zonas porosas, delaminação por corrosão e outras patologias da face inferior da laje, das vigas e das carlingas.

 

Etapa 2 – Início dos trabalhos na zona superior do tabuleiro, em meia faixa de rodagem 

1) Interdição de circulação em uma via e início de tráfego alternado na outra via com instalação de perfil Interdição de circulação em uma via e início de tráfego alternado na outra via com instalação de perfil “New-Jersey” para efeitos de separação da zona de trabalho;

2) Remoção total das juntas de dilatação para reparação e colocação de chapas metálicas em sua substituição na Remoção total das juntas de dilatação para reparação e colocação de chapas metálicas em sua substituição na via com tráfego;

3) Fresagem do betão betuminoso existente na metade da faixa de rodagem em trabalhos;  Fresagem do betão betuminoso existente na metade da faixa de rodagem em trabalhos;

4) Remoção de guarda segurança, guarda-corpos, cornija, demolição controlada do lancil e passeio para repescagem Remoção de guarda segurança, guarda-corpos, cornija, demolição controlada do lancil e passeio para repescagem das armaduras, criação de rugosidade na face superior da laje com inerte à vista, sem exposição da armadura.

 

Etapa 3 – Continuação dos trabalhos na zona inferior do tabuleiro 

1) Preparação das superfícies, armação e betonagem dos blocos de ancoragem e das selas de desvio, seguido de Preparação das superfícies, armação e betonagem dos blocos de ancoragem e das selas de desvio, seguido de fixação por barras de pré-esforço;

2) Instalação e posicionamento das bainhas colectivas e dos cordões de pré-esforço;  Instalação e posicionamento das bainhas colectivas e dos cordões de pré-esforço;

3) Aplicação de mantas de fibras de carbono junto aos blocos de ancoragem nas extremidades do tabuleiro e na Aplicação de mantas de fibras de carbono junto aos blocos de ancoragem nas extremidades do tabuleiro e na zona dos apoios.

Cavaco Silva inaugurou ponte entre F. Zêzere e Vila de Rei há 25 anos


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