Os prós e os contras da Inteligência Artificial aliada ao marketing
Hoje, a IA funciona como uma arma secreta que auxilia as empresas a tomar decisões inteligentes utilizando dados.
Atualmente, a Inteligência Artificial (AI) se tornou uma aliada e, de certa forma, uma crítica no marketing. Pode-se dizer que, hoje, ela funciona como uma arma secreta que auxilia as empresas a tomar decisões inteligentes utilizando dados.
Para falar sobre esse assunto e explicar um pouco mais sobre os prós e contras dessa tecnologia, convidamos a especialista em Marketing, Sandrine Camagie, para comentar sobre o tema. De acordo com Sandrine, com a IA é possível analisar os dados dos clientes. Com tecnologias como aprendizado de máquina (ML) e processamento de linguagem natural (PNL), as empresas podem pesquisar toneladas de informações para entender o comportamento e as preferências dos seus clientes.
“Outro truque interessante que a IA consegue realizar é a personalização da jornada do cliente. Ao analisar os dados, a IA pode prever o que os clientes querem, tornando as mensagens de marketing ainda mais precisas. Isso não apenas deixa os clientes satisfeitos, mas também torna o marketing mais eficiente”, acrescenta a expert.
A IA também se tornou crucial na automatização de diferentes tarefas de marketing. Sandrine complementa: “Ele pode lidar com campanhas de e-mail, postagens em mídias sociais e até mesmo criar conteúdo, dando aos profissionais de marketing mais tempo para se concentrarem em outras coisas”.
Apesar de todas essas vantagens, como qualquer ferramenta, é necessário manter algumas precauções na hora de utilizar a IA. Sobre este tema, a especialista afirma: “O maior problema que encontrei até agora é a garantia de que você ainda pareça uma pessoa real, já que os usuários podem dizer qual conteúdo é orgânico e qual não é. Outro ponto importante, que gostaria de enfatizar, é tratar os dados do seu cliente como ouro – porque é. Mantenha-o seguro e respeite a privacidade dos seus clientes para permanecer em conformidade com leis como o GDPR”.
Ainda sobre esse cuidado, Sandrine diz que é necessário ser transparente sobre o uso da IA. As pessoas valorizam a honestidade, especialmente com dados, portanto deve-se evitar táticas enganosas. “Não perca o toque humano em busca da automação. Certifique-se de que suas mensagens sejam pessoais, não robóticas”, conclui.
A importância da análise de resultados
Reconhecer que a tecnologia estimula a criatividade do marketing será fundamental para o crescimento futuro. Mas, dessa forma, assim como qualquer ferramenta de negócios, é vital medir o impacto e o ROI dessas ferramentas de IA, caso contrário, será um desperdício de dinheiro dos clientes.
Sobre essa análise e sua importância, Sandrine, que é expert em gestão de varejo, marketing digital e gerenciamento de projetos, finaliza dizendo: “Vários estudos recentes mostram que as novas tecnologias podem estimular a criatividade, especialmente em campanhas de marketing onde o objetivo é chamar a atenção do utilizador num mundo cada vez mais competitivo, porém é de suma importância verificar as métricas e dados que essas ações irão gerar, para comprovar a relevância e a importância do uso das tecnologias aos clientes”.