DestaqueEconomia

Fachada do antigo colégio feminino já está restaurada

- Publicidade -

Esta semana foram retirados os andaimes da fachada do antigo colégio feminino na av. Marquês de Pombal em Tomar.

Desta forma já é possível ver como vai ficar a segunda fase do novo hotel Vila Galé, cuja primeira fase, no convento de Santa Iria, já está em funcionamento desde a festa dos Tabuleiros, em julho.

Naquele edifício funcionou durante cerca de 50 anos o colégio feminino Nuno Álvares. De realçar o restauro e conservação dos azulejos e das cantarias em toda a fachada.

Quando estiverem concluídas as obras no interior do imóvel, o hotel Vila Galé passa a contar com um total de 100 quartos.

Para dia 14 está anunciada a cerimónia oficial de inauguração da unidade hoteleira, cujo programa começa às 17h00 com uma conferência de imprensa seguida de receção aos convidados uma hora depois, cocktail e visitas ao hotel, e a cerimónia de inauguração às 20h00. Às 20h30 será oferecido um jantar e às 22h00 realizar-se-á um espetáculo seguido de animação.

- Publicidade -

hotel colegio IMG 20231004 185301

- Publicidade -

5 comentários

  1. Em boa hora a câmara decidiu alienar o convento de Santa Iria e o colégio feminino, embora alguns velhos do Restelo em que Tomar é pródiga reclamassem do “mau” negócio que a câmara fez. Eu não entendo assim. O valor anunciado (700.000 euros) foi só lucro porque dessa forma a câmara realizou dinheiro e ao mesmo tempo livrou-se dum monte de escombros com a vantagem do comprador ser garante de requalificação, como de resto o grupo Vila Galé tem demonstrado ao longo da sua existência.
    E assim, tanto o colégio como o convento ganharam uma nova vida. Eu próprio já visitei a parte que está em funcionamento e já dei uma espreitadela à parte ainda em acabamento, e (esta é a minha modestissima opinião) achei aquilo uma verdadeira obra de arte arquitectónica e de requintado bom gosto decorativo.
    Ora digam lá se não foi uma boa opção por parte da câmara?

    1. Obrigado pelo seu reparo. Sinceramente não me lembro desse painel, mas dou o benefício da dúvida ao dono da obra no que respeita a recuperação desse elemento porque o grupo Vila Galé tem pautado a sua acção pelo respeito pelo património. Quem sabe, talvez tenha sido incorporado em alguma das várias zonas sociais do hotel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo