De entre os sete elementos do executivo camarário de Tomar, há dois vereadores que testaram positivo à Covid-19. São eles a vereadora Filipa Fernandes (PS) e o vereador Luís Ramos (PSD).
O eleito do PSD revelou a sua situação clínica antes do início da reunião de câmara de segunda feira, dia 18, que decorreu por videoconferência. Até agora, o autarca não revela sintomas graves, e já teve alta nesta quarta feira, dia 20. O confinamento foi passado em sua casa com alguns familiares igualmente infetados mas assintomáticos.
Quanto à vereadora, faltou à reunião de câmara do dia 18 sem que tivesse sido dada qualquer explicação para a sua ausência.
A ambos desejamos rápida recuperação.
No Entroncamento, foi o presidente da câmara, Jorge Faria, e a vereadora Tília Nunes, que testaram positivo.
Ainda bem que o acaso ajeita quase sempre as coisas. Embora neste caso a ocorrência seja infeliz e se lamente, por uma questão de genuína solidariedade humana. Ainda assim, cabe assinalar que, após tantos esforços (inconscientes, é certo) em prol da propagação do covid19 em Tomar (concertos no Mouchão, vales de compras, reabertura do cinema, eventos na biblioteca), teria sido uma flagrante injustiça, caso a vereadora Filipa não fosse contagiada com o virus agora tão difundido, graças designadamente às ações antes enumeradas.
Resta-nos desejar rápidas melhoras, com toda a sinceridade.
Política a quanto obrigas!
Homem está a desejar as melhoras a quem????!!!! a Filipa Fernandes é uma rapariga nova, logo ela muito provavelmente não está doente, tal como o Luís Ramos que está ASSINTOMÁTICO, logo não está doente. Eu acho que também já apanhei isso durante o primeiro confinamento, deu-me uma tosse muito ligeira, sem febre, mas nunca fui testado. Essa DGS é uma palhaçada.
Peço desculpa, Helder Silva, mas sou uma pessoa educada. Se alguém está doente, conforme refere a notícia, é minha obrigação elementar apresentar votos de melhoras, caso resolva comentar a situação. Que os visados tenham ou não sintomas, é um detalhe secundário. O fundamental é o teste positivo.
Aproveitando o ensejo, uma vez que você escreve que “Essa DGS é uma palhaçada”, podia fazer o favor de explicar em que se baseou para fazer semelhante afirmação?
Quem não tem sintomas não está doente, mesmo que tenha o vírus. O organismo vai acabar por neutralizar o vírus. A DGS é uma palhaçada, a Graça Freitas é uma palhaça (rica). Quer maior palhaçada que permitirem as eleições este fim de semana que vem???!!! Como eu não sou tão educado como o senhor, dasse á Freitas, ao indiano e ao Martelo. CHEGA.
Será que estes vereadores também tiveram comportamentos irresponsáveis? Não será que é quase evidente que a contaminação ( pandemia ) é agora motivada pela nova estirpe muito mais contagiante provoca mesmo a quem tem bastante cuidado e comportamentos adequados o seu contagio?
As rápidas melhoras e deixem de responsabilizar os tomarenses em geral por comportamentos irresponsáveis, sendo certos que houve alguns embora minoritários.
Respondendo à sua primeira pergunta, o vereador Ramos não tem qualquer responsabilidade na catástrofe sanitária local. Já a vereadora Filipa está na posição oposta. É a principal responsável, conjuntamente com a presidente, pelos sinais errados que foram transmitindo à população desde o verão passado. Não ver isto é padecer de cegueira política. E incapacidade para admitir os erros cometidos. Ou não ?
É claro que nem a presidente, nem a vereadora terão agido deliberadamente, de forma a incrementar os contágios. Da estirpe chinesa, da estirpe inglesa, da sul-africana ou da amazónica. Fizeram o que fizeram para tentar comprar votos, tendo em vista Outubro próximo. Mas também na política, o que conta são os resultados, e infelizmente eles aí estão. A revelar falta de adequada ponderação e de simples previsão a curto prazo. Inconsciência, dirão alguns.