in ,

Uma tomarense à frente do Museu Nacional Machado de Castro

lurdes craveiro 51525011511697307 o

Maria de Lurdes Craveiro, de Tomar, é a nova diretora do Museu Nacional Machado de Castro, de Coimbra, sucedendo no cargo a Ana Alcoforado.

Doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra, a tomarense é professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Segundo a sua biografia, é a investigadora principal do “Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arte”, no Centro em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, Unidade de I&D-281, da Fundação da Ciência e Tecnologia.

Em colaboração com vários organismos tem tido uma ação destacada na defesa, conservação e divulgação do património arquitetónico. Neste contexto, e no âmbito da História da Arte, integrou diversas campanhas e projetos de salvaguarda sobre várias estruturas patrimoniais.

A mais de meia centena de trabalhos científicos publicados em Portugal, Espanha, Bélgica e Brasil abrange o exercício de revisão conceptual em História da Arte, as questões patrimoniais ou os domínios da pintura, da escultura e da arquitetura desde os finais da Idade Média ao período neoclássico.

Maria de Lurdes Craveiro, 63 anos, venceu o concurso internacional para o provimento do lugar de diretoria do Museu Machado de Castro, lançado em 2020 pela Direção-Geral do Património Cultural. Inicia funções a 1 de abril.

Quanto ao concurso para diretor do Convento de Cristo, ainda não há data para a sua abertura.

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Responder
  1. Uma tomarense que após a juventude foi tratar da vida para onde podia progredir, incluindo do ponto de vista profissional. O contentamento dos seus conterrâneos, os que por cá ficaram, é saudável e ao mesmo tempo uma mostra das suas fragilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
rio nabao poluicao IMG 20210221 083035

O Nabão, a poluição e as obras camarárias

camara IMG 20210301 102358

Câmara de Tomar em reunião online