Perante a confusão e a contestação acerca das mudanças nas escolas de Tomar, o PSD de Tomar considera “necessária e urgente a realização de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Tomar para um debate alargado sobre a Educação e a eventual reestruturação dos equipamentos escolares”.
Em comunicado, o PSD anuncia que vai entregar dentro de dias ao Presidente da Assembleia Municipal de Tomar um requerimento para que seja convocada a referida sessão extraordinária.
Sem conhecimento dos diretores das escolas, nem da comunidade escolar, a semana passada foi conhecida a decisão de encerrar a Escola Básica Infante D. Henrique, transferindo os alunos para a Escola Gualdim Pais e, consequentemente, os alunos desta para a Escola Santa Iria, opção defendida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal e pelo Diretor do Agrupamento Templários em Assembleia Municipal no dia 26 de abril.
O PSD considera ser esta uma “decisão unilateral da governação municipal socialista”. E sublinha que “poucos dias depois, na reunião de Câmara do dia 29 de abril, a Presidente de Câmara vem anunciar que, afinal, os alunos da Escola Básica Infante D. Henrique serão transferidos para a Escola Santa Iria e os da Escola Gualdim Pais aí permaneceriam”.
Para os social democratas esta é “uma clara desorientação da governação socialista que comprova a falta de preparação e fundamentação para lidar com um assunto tão sensível e de tão grande importância para o futuro do nosso concelho como é a Educação, que afeta a vida de centenas de alunos, famílias, funcionários e professores”.
“Todo este processo assume particular gravidade pelo facto de ser gerido de forma autoritária, com falta de transparência e desprezando eleitos, direções escolares e a comunidade tomarense”, denuncia o PSD.
Foi criada uma petição online contra o encerramento da Escola eb1 infante d. Henrique para lutar contra a falta de honestidade e transparência da nossa autarquia que nem oportunidade nos deu de lutar, assine e partilhe nas redes sociais ajude nos a mostrar que quem escolhe o futuro dos nossos filhos somos nós. https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT92863