DestaqueSociedade

Património municipal ao abandono

Esta é uma de várias escolas propriedade do município de Tomar que estão ao abandono e são alvo de atos de vandalismo. A escola primária da Cerejeira, na freguesia de Asseiceira, foi desativada há mais de uma década e continua abandonada.

Em março de 2020, a câmara aprovou os projetos para recuperar cinco antigas escolas primárias nas freguesias, incluindo a da foto, e reconvertê-las em habitação social para famílias de etnia cigana que residem no Flecheiro.

No caso da antiga EB1 da Cerejeira o objetivo era transformá-la em dois T3. Pelos vistos, até agora essa intenção ficou na gaveta e o património que é de todos nós continua a degradar-se.

 

Projetos de recuperação de antigas escolas foram feitos com base na cultura cigana

2 comentários

  1. Se fossemos a ver (a SABER.. alguém saberá??) todo o património do município de Tomar..

    Estas antigas escolas não deveriam ser vendidas ou mesmo utilizadas como habitação, para isso já existem muitas casas abandonadas por todo o território.

    Este património deveria ser posto ao serviço de todos, começando por o ceder (contratos de comodato por ex) a associações e agrupamentos locais (e destas dando prioridade aqueles que se dedicam à proteção e divulgação do próprio património!)

    É importante dar vida ao território, que não é só na praça da República.. a cidade ocupa no máximo uns 200 hectares mas o concelho todo são… 35000 hectares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.