Na madrugada de 18 de abril de 1984 o proprietário do Colégio Nuno Álvares, Augusto Rosa, familiares e um grupo de 20 indivíduos, ocuparam as instalações do Colégio.
Após a intervenção do Estado decidida pelo Conselho de Ministros em 1975, iniciaram-se em março 1979 as negociações com a família dos proprietários para a compra do Colégio.
Como o processo nunca mais tinha um desfecho, a família, naquela manhã de há 40 anos, decidiu ocupar o Colégio não sendo permitida a entrada de professores e elementos da Comissão Administrativa nem havendo aulas nos dias seguintes.
Sucederam-se vários dias de reuniões, visitas e negociações até que se chegou a um entendimento. As aulas foram retomadas a 7 de maio e a 3 de julho de 1984 foi decidida a compra do Colégio por parte do Estado, cuja escritura foi assinada a 11 de outubro do mesmo ano.
Oficialmente o Colégio Nuno Álvares foi extinto a 15 de junho de 1984 e nascia nessa data a Escola Secundária D. Nuno Álvares Pereira.
bons tempos….era só gente doida alunos e perfeitos( Chico Pinto, Pinto, DiPaola),o Gonçalves da portaria, o Anibal do refeitório alguns nomes que me lembro rápido