in ,

Nova Carta Arqueológica reforça provas da presença islâmica na região

batata IMG 20210418 122145

Aqui em Tomar existiu uma cidade de tamanho médio na época islâmica conforme comprovam os vestígios encontrados do castelo à zona urbana, defende o arqueólogo Carlos Batata na sua mais recente versão da Carta Arqueológica do Concelho, “As origens de Tomar”.

O livro, editado pela câmara e que resulta do trabalho feito para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) em 2017, foi apresentado neste domingo, dia 18, no complexo da Levada

Carlos Batata frisou que esta edição está muito mais completa e atualizada do que a primeira, lançada em 1997. Desde então e sobretudo já neste século “houve um boom de achados arqueológicos”, sublinha, acrescentando que “a quantidade de informação é enorme”.

Na região de Tomar há vestígios de épocas tão longínquas e diversas como o paleolítico, neolítico, calcolítico, entre outras.

Para o arqueólogo existiram no concelho dois grandes povoados: um na zona urbana de Tomar sobretudo no centro histórico e outro na zona da Fonte Quente, numa área de 20ha que foi parcialmente escavada antes da construção do IC9.

Na sua intervenção fez referência ao Fórum romano e aos achados arqueológicos que foram sendo encontrados desde a Alameda à igreja de Santa Maria do Olival, passando por aquilo que identificou como sendo termas sagradas, junto ao pavilhão.

Destacou a enorme quantidade de silos (depósitos subterrâneos para armazenamento de produtos) encontrados no centro histórico (160) .

O que mais o surpreendeu nas últimas escavações foi a forte presença islâmica que existiu em Tomar, antes de Gualdim Pais e depois dos romanos.

Perante autarcas da câmara, deixou um alerta para a importância da arqueologia. “Temos uma riqueza muito grande que importa acautelar”, defendeu.

O livro custa 15 euros e está à venda no edifício do turismo.

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
BE Luis santos 0922 5081908383842304 n

Luís Santos de novo candidato do Bloco de Esquerda à câmara de Tomar

IMG 20210417 193747

Farta de esperar pela câmara, moradora tapa buraco na calçada