in ,

Misericórdia de Thomar fundada há 510 anos

misericórdia de Tomar 4

A Santa Casa da Misericórdia de Tomar foi fundada a 8 de dezembro de 1510, ou seja, há 510 anos.

Num comunicado enviado à comunicação social, o provedor António Alexandre faz um balanço da atividade da instituição que emprega cerca de 150 trabalhadores e presta diariamente serviços a 234 utentes.

Transcrevemos o referido comunicado:

 

COMUNICADO

Num tempo difícil para todos, a Santa Casa da Misericórdia de Tomar, continua a sua Missão, para que foi criada em 08 de Dezembro de 1510, fazendo assim este ano 510 anos, ao serviço dos necessitados em Tomar.

A Misericórdia com os seus 150 trabalhadores, presta diariamente serviços a 234 utentes, nos seus vários serviços, de Cuidados Continuados e Unidade de Internamento Privada, no antigo Hospital. Mas também, no Lar Nossa Senhora da Graça, aos seus utentes, no Apoio Domiciliário e Centro de Dia, que actualmente com a Pandemia é realizado em Apoio Domiciliário, bem como nas suas Residências Assistidas, mas também aos milhares de clientes mensais na sua Farmácia e nos mais de 300 atendimentos mensais no Serviço de Atendimento de Apoio Social – SAAS, para os concelhos de Tomar e Ferreira do Zêzere.

Num tempo muito exigente, o Provedor e todos nos vários Órgãos Sociais, reconhecem publicamente, o excelente trabalho realizado, por todos os que trabalham na Misericórdia, Directores, Médicos, Enfermeiras, Encarregadas e nas mais variadas categorias e serviços.

É justo igualmente agradecer, ao nosso Bispo Dom José Traquina, à Câmara Municipal de Tomar na pessoa da Presidente Anabela Freitas, à União das Misericórdias Portuguesas na pessoa do Dr. Manuel Lemos e à Segurança Social de Santarém na pessoa do Dr. Renato Bento, bem como a todas as várias entidades e Associações, com as quais temos trabalhado, ou mantemos acordos de cooperação.

Não sendo possível, realizar agora as Comemorações dos 510 anos da Misericórdia de Tomar, julgamos, no entanto, ser importante relembrar que a Misericórdia é fruto do empenho de todos seus Provedores e de todos os que ao logo destes anos se empenharam no cumprimento das 14 obras de Misericórdia, dos muitos doadores, que contribuíram para o património e serviços que actualmente temos, mas sobretudo, pelos que diariamente trabalham pelo bem-estar dos seus utentes.

Ao comemorar os seus 510 anos, a Misericórdia de Tomar, reafirma igualmente o seu empenho, em melhorar e aumentar serviços, bem como continuar a obra dos seus fundadores, com respeito pelo seu Compromisso, a Lei e as Tradições das Misericórdias, ao serviço dos mais necessitados.

Tomar, 08 de Dezembro de 2020

O Provedor

António Manuel Freitas Alexandre

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
celia bonet 8 3215466938763313152 o

Eleições no CIRE: lista de Célia Bonet quer criar novas respostas sociais e novas terapias

turismo IMG 20201127 124912

Campanha de descontos de Natal gera algumas críticas