O Skate Park que existe na Nabância, em Tomar, há cerca de 20 anos, vai ser demolido, deixando crianças, adolescentes e jovens sem qualquer espaço na cidade onde possam praticar a modalidade.
É um duro golpe para os skaters de Tomar que agora recorrem à Várzea Grande, à Praça da República e à zona envolvente da igreja de Santa Maria do Olival, espaços que permitem, de forma improvisada, fazer alguns exercícios, mas com consequências nefastas nas lajes e noutras estruturas.
Neste sábado, dia 20, quase uma centena de skaters passou pelo parque da Nabância na última prova da modalidade realizada naquele espaço. Foi uma despedida duplamente triste: primeiro porque é o fim do primeiro Skate Park de Tomar e depois porque os jovens deixam de ter um espaço para a prática da modalidade. Com o início das obras na estrada da Serra, o local vai servir de estaleiro e depois vai surgir no local um parque infantil.
Em junho a câmara prometeu que iria construir um novo Skate Park entre a estação da Rodoviária e a estação da CP, junto à Várzea Grande, mas o projeto não passou do papel.
Ribatexas Skate Challenge foi a última atividade no Skate Park de Tomar, que contou com a animação pelo grupo de rap Hotel Jugoslávia. Participaram skaters não só de Tomar, mas também de Santarém, Almeirim, Entroncamento, entre outras localidades.
Pelos Iniciados venceu Tiago Cunha, de Santarém e pelos Amadores, Gonçalo Dias, de Almeirim. O prémio para o Best Trick foi repartido entre Marcos Pascoal e Gonçalo Dias.
É um feliz fim para aquele espaço, ser transformado em estaleiro de obras, e quiçá um dia talvez num parque infantil. Quanto à modalidade, dá para praticar em qualquer lado, e não tem interesse. Por mim nem se colocava parque infantil, mas só um jardim, que sempre é mais fácil de manter ao longo dos anos, ao contrários dos parques infantis que são destruídos ou têm de ser mudados a cada poucos anos por conta da legislação… vale mais não os ter.
Não sei o que será pior, a notícia ou o seu triste comentário…
todas as cidades tem um skate park , nao percebo o porquê de destruir algo que e utilizado diariamente por centenas de jovens e até mesmo adultos que praticam a modalidade de skate , sem ter finalidade para aquele espaço . será para fazer igual a um parque infantil localizado próximo que foi tornado num espaço sem utilidade nenhuma .
mas depois se virem os jovens a andar na praça da republica , e na várzea junto ao tribunal , depois nao se queixem , principalmente agora que cada vez mais se vê praticantes de skate na cidade .
enfimmmmm nem vale a pena comentar , tanta coisa feitas para justificar valores obras em tomar …(bora partir o skate park para justificar mais uma retirada de fundos ) depois logo se parte outra vez quando houver projeto para o espaço , assim paga se 2 vezes …….