in ,

Atleta tomarense concluiu o primeiro “Ironman” na sua terra

Foto de João Flores

Pela primeira vez em Tomar, um atleta conseguiu nadar 4 km no rio Nabão, fazer 180 km de bicicleta pelas estradas do concelho e correr 42km na estrada do Prado, prova designada por “Ironman” (Homem de Ferro”). Tudo isto durante 11 horas e 15 min.

O feito foi realizado no sábado, dia 31, por Miguel Tolda, atleta e professor de educação física na escola Jácome Ratton, em Tomar.

O atleta, filho de Mário Tolda, decidiu fazer o seu primeiro “Ironman Caseiro” depois de ser cancelado o Ironman Cascais, com as mesmas distâncias, “pelo menos para sentir o que é realizar uma das provas mais duras de endurance”, explica.

Começou às 8 da manhã com 3,8 km de natação no rio Nabão repetindo três vezes o percurso entre a ponte velha e a ponte do flecheiro. A seguir, cerca das 9h15, iniciou um circuito em bicicleta sempre dentro do Concelho de Tomar que foi também repetido três vezes, totalizando 180 km. Por fim, cerca das 15 horas, iniciou os 42km de corrida percorrendo quatro vezes o trajeto entre a cidade e a fábrica do Prado.

“Desafio cumprido. Sem dúvida dos mais exigentes eventos que já fiz. Por mais preparados que sentimos estar, irá sempre custar, doer, sofrer, pensamos o que estamos aqui a fazer e porquê, ou porque não decidi dedicar-me ao golf. A resposta está sempre no fim, aquela sensação de realizar algo que em tempos tinha tanto de difícil como de impossível, de sair das portas do inferno e chegar ao céu, em que no dia seguinte acordamos depois de uma noite onde qualquer movimento nos faz acordar com as dores no corpo e começamos a pensar quando será o próximo. O Homem tem esta procura incessante de superar, quebrar barreiras, ir mais longe. Quando Sir Edmund Hillary subiu pela primeira vez o Monte Everest perguntaram porque o fez. A resposta foi tão simples como ” porque está lá”.

Agradecido a todos os que de alguma forma me apoiaram, seja acompanhando me durante o dia, seja à distância, pois também tiveram a sua conta naquela força motivacional tão importante para isto.

Para terminar a frase do dia que sinceramente não sei quem a disse, ” já nadaste quase 4 km e pedalaste 180, agora SÓ falta correr uma Maratona” ”, escreveu Miguel Tolda no Facebook.

Parabéns a Miguel Tolda pelo feito notável.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

8:15 início de meu primeiro Ironman caseiro

Uma publicação partilhada por Miguel Tolda (@migtolda) a

Escrita por Redação

Comentários

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Peça mais cara da exposição “Sítios da Pedra” custa 25 mil euros

Cobertura para os TUT está a ser instalada na Várzea Grande